4 de setembro de 2019

Estágios remunerados – universidade suíça atribui bolsas

A Escola Politécnica Federal de Lausane (École Polytechnique Fédérale de Lausanne), na Suíça, iniciou recentemente o denominado Programa E3, no qual são oferecidas bolsas de estudo para a realização de estágios remunerados em períodos entre dois e três meses, com foco em áreas tecnológicas.

O objetivo da universidade suíça é atrair os melhores e mais bem motivados alunos que pretendam fazer um doutorado após o término dos estudos no Brasil. Os estudantes interessados neste programa deverão estar entre os 10% melhores da turma, ter tido experiência prévia e comprovada em laboratório (IC), devendo estar  cursando entre o 2º ano do Bacharelado até o segundo ano do Mestrado.

A universidade dá preferência a alunos das áreas de Biologia, Neurotecnologia, Bioengenharia, Química, Matemática, Física, Microengenharia e Nanotecnologia, Engenharia Mecânica, Ciências e Engenharia de Materiais, Engenharia Elétrica e Ciências da Computação.

Formato do Programa:

Duração:

Dois a três meses (extensão para um semestre inteiro é possível em alguns casos); Começo e fim flexíveis: maio e setembro.

Elegibilidade:

– Estar cursando entre o segundo ano do Bacharelado até o segundo ano do Mestrado;

– Estar entre os 10% melhores da turma, na média ponderada;

– Interesse em cursar um doutorado após o término do Bacharelado ou do Mestrado;

– Experiência em laboratório (IC – Iniciação Científica) é um plus;

Compensação :

– 1.600 francos suíços (CHF) por mês ;

– Possibilidade de reembolso de custos de viagem;

– Auxílio para encontrar moradia;

O que é necessário para a aplicação :

– CV – Curriculum Vitae;

– Carta de Motivação – Statement of Purpose : A carta deve convencer o comitê de seleção da capacidade do aluno, excelência e paixão por ciência. Ela deve refletir a a ambição do candidato, objetivos de carreiras e a escolha dos laboratórios que deseja trabalhar;

– Histórico Escolar;

– Escolher três laboratórios de interesse; (Importante)

– Escolher três áreas principais de interesse; (Importante)

Data Limite:

-1 de Fevereiro 2020 (Poderá ser flexível).

A EPFL é uma das Escolas Federais Suíças com foco principal em engenharia e áreas tecnológicas, sendo uma universidade reconhecida internacionalmente devido à qualidade de sua pesquisa.

O Ranking QS https://www.topuniversities.com/universities/epfl-ecole-polytechnique-federale-de-lausanne classificou esta universidade, em 2019, como uma das vinte melhores do mundo, sendo que nas na áreas de engenharia e tecnologia ela consta entre as dez melhores do mundo.

Para obter mais informações e/ou candidatar-se a uma posição no estágio, clique AQUI.