6 de agosto de 2019

Espectroscopia Raman – minicurso reúne alunos e docentes

Prof. Javier Ellena

Realizou-se entre os dias 24 e 30 de julho, nas instalações de nosso Instituto, um minicurso gratuito dedicado a alunos de pós-graduação e docentes de escolas públicas, subordinado ao tema “Espectroscopia Raman e Estrutura Cristalina”, ministrado pelo docente e pesquisador do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará, Prof. Alejandro Pedro Ayala, tendo congregado mais de sessenta participantes oriundos de São Paulo (capital), Campinas, Alfenas (MG), Ribeirão Preto, Araraquara e de São Carlos.

Organizado pelo Prof. Javier Ellena, pesquisador do Grupo de Cristalografia de nosso Instituto, este curso surgiu tendo em consideração a existência, no nosso Instituto, de um moderno equipamento de espectroscopia Raman, multi-usuário, que é utilizado não só por pesquisadores da USP São Carlos, como, também, por aqueles que desenvolvem seus trabalhos na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Com o aumento do número de usuários, surgiu a necessidade de se organizar um curso mais especializado, por forma a que todos pudessem tirar mais proveito das capacidades do citado equipamento:

“De fato, o diferencial desse equipamento é que ele trabalha conjuntamente com outras técnicas, como, por exemplo, difração de Raios-X e métodos termodinâmicos. Essa conjunção entre a espectroscopia Raman e sólidos cristalinos apresenta um grande potencial para resolver uma série de grandes problemas”, comenta Javier Ellena, acrescentando que foi devido ao fato de existirem poucos cursos nessa área que decidiu convidar o Prof. Ayala para ministrar o citado curso no IFSC/USP.

Prof. Alejandro Ayala

Técnica descoberta no início do século passado, a espectroscopia Raman é uma técnica que, na área científica, tem se popularizado com o decorrer do tempo devido à sua diversificada aplicação, podendo-se obter, em amostras, um grande número de informações a nível atômico.

“Na verdade, é uma técnica muito utilizada em diversas áreas, como, por exemplo, em medicina forense e na identificação de fraudes em obras de arte, minerais cristais iônicos, compostos orgânicos, etc., o que justifica, em parte, o grande número de pessoas que quiseram participar do curso. Embora seja uma técnica relativamente simples, a interpretação dos resultados é um pouco trabalhosa e não existem muitos cursos disponíveis. Particularmente, quando você vai na interface entre espectroscopia Raman, cristalografia, e os sólidos cristalinos, a informação disponível na literatura específica dessa área é pouca, fato que abriu espaço para este curso que foi bastante bom”, esclarece Ayala.

A programação deste curso compreendeu noções de teoria de grupos, simetria de fônons e exemplos práticos.

Para acessar o link relativo ao laboratório “Equipamentos Multiusuários (EMU LabRam), clique AQUI.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP