25 de março de 2019

Espanha e Uruguai dão destaque a pesquisas do IFSC/USP

Recentemente divulgadas na mídia nacional, as pesquisas na área de biofotônica relativas ao novo procedimento e criação de equipamento para descontaminação  de órgãos para transplante, realizadas conjuntamente pelo Instituto de Física de São Carlos e Universidade de Toronto, no Canadá, ganharam repercussão internacional, principalmente em Espanha e Uruguai, com a publicação de matérias no Yahoo Espanha e no Portal de Montevideo.

Recordamos que esta técnica de biofotônica foi aplicada, primeiramente em nível experimental, em pulmões humanos, no Canadá, estando atualmente já em prática em um dos maiores centros da especialidade, encontrando-se em fase de desenvolvimento protocolos para fígado e rins. No Brasil, estão se iniciando agora os modelos experimentais, com a expectativa de que se melhorem substancialmente as condições pós-operatórias de transplante de órgãos e, simultaneamente, um melhor aproveitamento de órgãos que, atualmente, são descartados.

Confira AQUI e AQUI as matérias publicadas.

(Foto: Universidade de Toronto)