22 de maio de 2023

Escolas visitam o IFSC/USP nas comemorações do “Dia Internacional da Luz – 2023”

No último dia 16 de maio, o Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CEPOF) – CEPID da FAPESP alocado no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) – realizou eventos diversos em comemoração ao “Dia Internacional da Luz – 2023”, com a participação de centenas de estudantes, professores e comunidade geral.

Por que motivo se comemora o “Dia da Luz”? Além da luz ser a fonte primordial de vida em nosso planeta, ao longo dos últimos séculos o estudo da luz levou ao desenvolvimento de tecnologias promissoras, especialmente Laser e LED.

Como exemplos, podem-se citar avanços no diagnóstico e tratamento de inúmeras doenças, internet na velocidade da luz e aplicações gerais na indústria, além de desenvolvimentos que ampliam a cada momento a nossa própria compreensão sobre o funcionamento da ciência, desde o nano até o macro universo.

Segundo a UNESCO, essas tecnologias foram desenvolvidas ao longo de séculos de pesquisa fundamental sobre as propriedades da luz – começando com o trabalho seminal de Ibn Al-Haytham, Kitab al-Manazir (Livro da Óptica), publicado em 1015 e incluindo o trabalho de Einstein no início do século 20, que mudou a maneira como pensamos sobre o tempo e a luz.

Durante o evento sobre o “Dia Internacional da Luz”, estudantes e professores de três escolas públicas do município – E.E. Prof. Sebastião de Oliveira Rocha, E.E. Conde do Pinhal e E.E. Profa. Maria Ramos, além de representantes do Instituto Angelim – participaram da Gincana do Conhecimento, com o tema “A Luz e suas Maravilhas”, a qual contou com demonstrações interativas sobre o tema da luz, ministrada pelos Profs. Vanderlei Bagnato e Sebastião Pratavieira. Na sequência, os participantes puderam assistir ao filme “O Nascimento do Sistema Solar”, quel foi exibido no interior do Planetário Itinerante do CEPOF. Os estudantes puderam participar, ainda, de atividades interativas promovidas por membros do SPIE Student Chapters.

No período noturno foi apresentada a Palestra “A luz como solução para melhoria da saúde e bem-estar”, pelas Profas. Cristina Kurachi e Kate Blanco. Durante a apresentação foram abordados aspectos que incluíram o desenvolvimento de técnicas e equipamentos, por meio de utilização de luz e óptica, para o diagnóstico e tratamento de inúmeras doenças e infecções. A palestra foi transmitida presencialmente e online, pelo site do CEPOF no Youtube.

A organização do conjunto de eventos esteve a cargo dos do Prof. Dr. Euclydes Marega Jr., Dra. Wilma Barrionuevo, e dos técnicos Braz Muniz, Anderson Muniz, Marcel Firmino e Leandro Pingueiro.

(Texto: Dra. Wilma Barrionuevo – Difusão de Ciências do CEPOF-USP).