Notícias

11 de março de 2011

Escola de Física para Alunos do Ensino Médio termina com pleno sucesso

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
9 de março de 2011

Escola de Física para Alunos do Ensino Médio termina com pleno sucesso

Terminou no dia 09 de março a primeira edição da denominada Escola de Física para Alunos do Ensino Médio, um evento que se iniciou no dia 05 de março e que decorreu no âmbito de uma parceria estabelecida, recentemente, entre o IFSC e o Centro Paula Souza (SP), reunindo aqueles que são considerados, de alguma forma, os quarenta melhores alunos oriundos de ETEC’s de dezenove cidades do Estado de São Paulo.

O IFSC assumiu as despesas de alojamento e alimentação dos alunos, bem como toda a organização do evento, na esperança que os jovens se entregassem de corpo e alma à descoberta, estudo e desenvolvimento da Física, uma área das Ciências Exatas que, normalmente, é tida como difícil e problemática pelos alunos do Ensino Médio. E, se as expectativas eram grandes para o Diretor do IFSC, Prof. Antonio Carlos Hernandes, bem como para os docentes do IFSC que, desde o início, abraçaram o projeto, o certo é que a resposta dos alunos foi fantástica. Os jovens esqueceram por completo a alegria e a folia típicas do Carnaval e passaram os quatro dias mergulhados em aulas, palestras, experimentos e na preparação dos seminários finais, debatendo-se com temas e conceitos como, por exemplo: Aplicações da Física em Tecnologia, Observações Astronômicas, Eletricidade, Nanomedicina, Ciências Físicas e Moleculares, Óptica e Física Computacional.

O dia 09 de março foi uma espécie de “epílogo” para os trabalhos dos jovens estudantes, com a apresentação de seminários, através de grupos pré-estabelecidos de quatro alunos, uma espécie de resumo oral, com apresentação de slides, sobre tudo aquilo que aprenderam no IFSC.

Muito nervosismo pelo fato de estarem sendo avaliados por uma banca examinadora – constituída pelo Diretor do IFSC, Prof. Antonio Carlos Hernandes, pelos Profs. José Fabian Schneider e Eduardo de Azevedo, que foram os grandes responsáveis pelo sucesso das aulas, e ainda pelo Prof. Hilton Sato, do Centro Paula Souza -, os alunos, em geral, souberam responder positivamente ao desafio lançado e mostraram que, embora ainda imaturos no contexto científico-acadêmico, estão, contudo, dispostos e confiantes para enfrentar o futuro. Eletricidade, Espectroscopia, Óptica de Absorção, Óptica de Emissão e Circuitos RLC foram alguns dos temas abordados pelos futuros Físicos do Brasil.

No Encerramento desta Escola de Física para Alunos do Ensino Médio, os pais dos estudantes compareceram em peso para assistir aos momentos finais do evento e para a atribuição das distinções coletivas e individuais.

Esdras de Brito, de 17 anos de idade, oriundo da ETEC do Centro Paula Souza de Jundiaí – um dos alunos distinguidos, quer em nível coletivo, quer em termos individuais – confessou:

Foi muito interessante ter participado desta Escola. Tive o prazer de fazer novos amigos, de aprender muita coisa nova, novos conceitos, e de ter conhecido a rotina de uma universidade. Foi completamente diferente de tudo aquilo que eu já tinha visto e confesso que estou com muita vontade de seguir a via acadêmica, de vir a ser um cientista, referiu.

Caio Tasso, de 15 anos, também distinguido de forma coletiva e individual, veio da ETEC de Franco da Rocha e estava visivelmente satisfeito:

Foi muito legal, foi muito produtivo tudo aquilo que fizemos aqui durante estes quatro dias. E parto com a convicção de que a Física não é nada maçante, como eu pensava. Então, quando ela é aplicada é sensacional, maravilhosa, apaixona, sublinhou.

Antes mesmo da distinção dos alunos que mais se destacaram neste evento, o Prof. Euclydes Marega (IFSC), reservou uma surpresa para três alunos do Centro Paula Souza, presentes na Escola de Física:

os jovens foram premiados na Olimpíada Brasileira de Física na Escola Pública de 2010, um projeto piloto que nasceu nesse ano – a exemplo do que aconteceu já com a Olimpíada de Matemática – e que decorreu em Agosto passado. Apanhados de surpresa, pois não sabiam da premiação, Lucas Cruz, Giulia e Everton receberam as respectivas medalhas de prata, sob forte aplauso da platéia.

Nas considerações finais, o Prof. Eduardo de Azevedo lembrou todos os alunos para a importância de terem aprendido algo no IFSC, não só no que diz respeito às matérias e aos experimentos, mas principalmente para o trabalho de grupo que foi feito por todos:

Tudo o que vocês aprenderam aqui servirá para o vosso futuro, para a vossa carreira, seja ela qual for. Vocês saem daqui mais responsáveis, um pouco mais experientes, com outra visão. Parabéns a todos pelo ótimo desempenho demonstrado, sublinhou.

Por sua vez, foi visível a satisfação do Prof. Hilton Sato, do Centro Paula Souza, quando usou da palavra.

Orgulhoso do trabalho e da disciplina demonstrada por seus pupilos, Sato agradeceu ao IFSC a oportunidade que foi dada aos quarenta jovens estudantes de passarem uma experiência que, com certeza, irá ficar guardada na memória de cada um deles.

Por último, coube a Diretor do IFSC encerrar o evento, tendo parabenizado todos os alunos pela excelente participação e trabalho demonstrados. Sublinhou a importância do País necessitar de bons cientistas, de bons engenheiros, de mão de obra altamente qualificada, tendo sublinhado que os estudantes ali presentes representavam o futuro do Brasil. Hernandes aproveitou a presença dos pais dos alunos para fazer um agradecimento especial pela confiança que depositaram no IFSC.

Na oportunidade, o Diretor do IFSC agradeceu, também, e de forma particular, aos Professores Eduardo de Azevedo e José Schneider pelo fato de terem comandado esta Escola de Física, bem como para a colaboração imprescindível dada pelos docentes do IFSC que ministraram palestras em temas de ciência e tecnologia, a todos os monitores que acompanharam diariamente os jovens estudantes e que fizeram um trabalho excelente, e aos funcionários do IFSC que deram sua melhor colaboração para o sucesso do evento.

Furando completamente o protocolo, um dos pais pediu a palavra para, em nome de todos os pais dos alunos, agradecer ao Centro Paula Souza e, particularmente ao IFSC, a oportunidade que foi dada a seus filhos, tendo sublinhado o carinho, a responsabilidade e a amizade com que o IFSC tratou todos os jovens.

Pelo sucesso alcançado com este evento, desenha-se no horizonte a realização de uma nova Escola de Física para Alunos do Ensino Médio, igualmente em parceria com o Centro Paula Souza.

Até breve!

Rui Sintra – jornalista – Assessoria de Comunicação

Data: 09/03/2011

Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..