18 de abril de 2017

Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP) completa 64 anos

A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP) completa hoje, dia 18 de abril, o seu 64º aniversário, com uma história repleta de sucessos marcados por sua enorme excelência acadêmica.

Oriundo dessa nobre Escola, o IFSC/USP não podia se alhear de comemorar esta data importante, salientando que *a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) teve, nos seus primeiros anos de vida, uma característica muito peculiar: mais de metade dos professores eram estrangeiros, ou oriundos de outros estados, com predominância do Rio de Janeiro, fato que ainda hoje causa alguma perplexidade, mantendo-se a pergunta que se fazia naquela época “O que é que esta gente veio fazer em uma cidade cercada de mato por todos os lados ?”

Em 1953, a EESC deu início às suas atividades no Edifício da Societá Dante Alighieri, onde hoje está instalado o Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP, tendo a aula inaugural sido proferida pelo Governador Lucas Garcez, formado em engenharia civil na Escola Politécnica da USP.

O lema adotado pelo seu primeiro Diretor – Prof. Theodoreto de Arruda Souto – foi, e continua sendo, uma inspiração para as sucessivas gerações de estudantes do Campus de São Carlos: Nesta casa se procura a verdade científica e a técnica de adaptação das energias da natureza a serviço da humanidade.

Para saber mais sobre a EESC/USP e suas comemorações, clique AQUI.

*Trecho extraído do livro intitulado “Prof. Ernesto de Souza Campos: uma história ainda por contar”, publicação organizada pelo jornalista Rui Sintra e pelo Diretor do IFSC/USP, Prof. Tito José Bonagamba (2017)