22 de março de 2016

Equipe de Difusão Científica lança Feira de Ciências na região

No decurso deste mês de março, está sendo divulgada, junto às escolas da região, a “Feira de Ciência e Tecnologia da USP”, um evento promovido pelo Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica do Instituto de Física de São Carlos (CePOF/IFSC/USP), sob coordenação FEIRA_DAS_CINCIAS-destaque-250geral do Prof. Dr. Vanderlei Bagnato.

A Feira ocorrerá no domingo, dia 19 de junho, das 10 às 18h, no Salão de Eventos da USP.

O evento será realizado em conjunto com a “Exposição Itinerante da USP”, bem como com o “Planetário do CEPOF”, para que os alunos e população em geral entrem em contato com os experimentos mais recentes e expressivos da ciência.

Para a realização da Feira, cada escola receberá um kit educativo, elaborado por cientistas brasileiros renomados, sendo que cada uma escolherá uma equipe para que a mesma desenvolva um experimento com o kit recebido.

Ao final, os alunos vencedores receberão como prêmio um telescópio (kit de astronomia) e/ou uma bolsa-auxílio, para que desenvolvam experimentos em suas escolas pelo período de seis meses.

FEIRA_DAS_CINCIAS-500

Os kits experimentais serão doados às escolas e poderão ser utilizados em aulas regulares, enquanto que os telescópios serão doados aos próprios alunos vencedores e aos professores responsáveis pelos mesmos.

Durante esta semana a coordenadora de Difusão Científica do CEPOF, Wilma Barrionuevo, esteve na Diretoria de Ensino da região de São Carlos, entregando os kits de biologia, óptica, matemática, feira_3-200cores, termodinâmica e de geofísica, uma ação que contou com a presença e apoio da proprietária da “Educar”, Mirian Barbosa, responsável pela confecção dos kits educativos.

A Diretoria de Ensino abrange as cidades de São Carlos, Descalvado, Corumbataí, Dourado, Ibaté e Ribeirão Bonito. Todas receberão os kits educativos doados pelo CEPOF e pela Educar.

Para obter informações sobre a Feira, favor contatar Wilma Barrionuevo pelo e-mail wilma@ifsc.usp.br

Para informações sobre os kits educativos, contatar Mirian Barbosa pelo e-mail kitseducativos@ifsc.usp.br