6 de novembro de 2019

Equação de Yang-Baxter: uma fábrica de modelos integráveis

O pós-doutorando de nosso Instituto, Rodrigues Alves Pimenta, com graduação, mestrado e doutorado pela UFSCar, foi o palestrante convidado no mais recente seminário do IFSC/USP, inserido na iniciativa Café com Física e que ocorreu no dia 06 de novembro.

Subordinado ao tema Equação de Yang-Baxter: uma fábrica de modelos integráveis, Rodrigo Pimenta compartilhou algumas ideias básicas de modelos integráveis e introduzindo a equação e a álgebra de Yang-Baxter, que permitem a construção de modelos quânticos integráveis.

Rodrigo Pimenta estuda a física-matemática de modelos integráveis e, em particular, tem trabalhado no desenvolvimento da técnica conhecida como ansatz de Bethe algébrico, usada para a investigação do problema espectral de cadeias quânticas de spin.

Recentemente iniciou estudos sobre as álgebras de Onsager, estrutura matemática subjacente ao modelo de Ising e suas generalizações.