22 de novembro de 2023

Ensino de Física fica mais pobre com o falecimento da Profª Beatriz Alvarenga Álvares (UFMG)

Faleceu no dia 19 deste mês, aos 100 anos de idade, vítima de pneumonia e com um quadro do Mal de Alzheimer, a professora Beatriz Alvarenga Álvares (UFMG), uma das maiores personalidades e referência nacional na produção de material didático na área do ensino de física.

A coleção “Física – contexto e aplicações” se tornou um best-seller didático e muito utilizado nas salas de aula por todo o Brasil, tendo chegado  a vender 1,3 milhões de exemplares por ano.

Em 1968, a professora ajudou a criar o Departamento de Física no Instituto de Ciências Exatas da UFMG.

Em 2016, venceu o “Prêmio Bom Exemplo”, iniciativa da TV Globo, sendo que, oito anos depois, ficou entre as dez Mulheres Pioneiras da Ciência do Brasil, do “Programa Mulher e Ciência”.

Ao nos curvarmos em sua homenagem, deixamos aqui a sua indelével passagem pelo IFSC/USP, no Curso de Licenciatura, em 2002.

Confira AQUI.