Notícias

13 de junho de 2018

Palestra em São Carlos: técnicos e pesquisadores falam de Fibromialgia

Realiza-se no próximo sábado, dia 16 de junho, na Clínica MultFisio – Vila Prado – em dois horários (08h30 às 09h30 e das 10h às 11h), um palestra sobre Fibromialgia – uma doença que tem tendência a surgir após eventos graves na vida de uma pessoa, como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção grave. O mais comum é que o quadro comece com uma dor localizada crônica, que progride para envolver todo o corpo -, com a participação de profissionais da área da saúde e pesquisadores.

A palestra, com duração de 1 hora, vai expor a Fibromialgia como doença, trazendo o que há de mais novo no tratamento, com base em pesquisas e publicações recentes.

Essa palestra contará com as participações do fisioterapeuta Daniel Franco, da nutricionista Giovanna Maffei e de Antonio Aquino, pesquisador do Instituto de Física de São Carlos IFSC/USP.

Recordamos que os tratamentos da Fibriomialgia ocorrem gratuitamente na Unidade de Terapia Fotodinâmica, na Santa Casa da Misericórdia de São Carlos, sob coordenação e supervisão de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, e, ainda, técnicos que foram devidamente habilitados a tratar a doença com equipamentos e protocolos desenvolvidos pelo CEPOF e Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), de forma gratuita, manifestando-se, assim, uma das particularidades do Instituto na sua ação social em prol da sociedade, neste caso concreto na tentativa de recuperar o bem-estar do paciente acometido por esta doença.

Para inscrição nesta palestra basta entrar em contato com o WhatsApp (16) 99762-7273 e levar um quilo de alimento não perecível.

A Fibromialgia – ou Síndrome da Fibromialgia – é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia apresenta sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

Uma característica da pessoa com Fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador, ou por outras pessoas.

(Foto: Fisioterapia.com / Jornal da USP)

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..