5 de dezembro de 2023

Em dezembro – Prêmios Nobel dissertam sobre “Física Quântica com Átomos e Íons” no IFSC/USP

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) recebe nos próximos dias 05 e 06 de dezembro dois fantásticos eventos acadêmico-científicos abordando a “Física Quântica com Átomos e Íons”, em um momento em que se dá a largada para as comemorações do centenário da “Mecânica Quântica”, cujo marco será o ano de 2025. Estes eventos, que ocorrerão em ambos os dias no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas” (IFSC/USP, a partir das 14h00, terão como palestrantes dois Prêmios Nobel da Física: os cientistas norte-americanos David Wineland (Nobel – 2012) e William Philipps (Nobel -1997).

No evento do dia 05/12, David Wineland destacará o tema “Ìons aprisionados: da metrologia à computação quântica”, enquanto que no dia 06 o destaque vai para a apresentação que William Philippe fará sobre o tema “Física quântica com átomos frios”.

Quem são os Prêmios Nobel convidados

David Jeffrey Wineland (24/02/1944) concluiu o seu bacharelado em física na Universidade da Califórnia Berkeley  (1965) e o seu doutorado na Universidade de Harvard em 1970 e fez Pós-doutorado na Universidade de Whashington. Em 1975, juntou-se ao National Bureau of Standards (NIST) onde iniciou o grupo de armazenamento de íons. Atualmente, o cientista é docente na Universidade do Colorado (EUA), em Boulder. David Wineland compartilhou o Prêmio Nobel- 2012 de Física com o francês Serge Haroche.

William Daniel Philipps (05/11/1948) concluiu seu bacharelado em 1970, no Juniata College, tendo terminado seu doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e ingressado no National Institute of Standards and Technology (NIST) em 1978. Em 1997, Philipps ganhou o Prêmio Nobel de Física juntamente com o cientista  francês Claude Cohen-Tannoudji e o seu compatriota Steven Chu. William Phillips leciona no Colégio de Computação, Matemática e Ciências Naturais da Universidade de Maryland (EUA).

Este evento, gratuito e aberto a todos os interessados, com destaque para um público-alvo constituído por alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores de qualquer instituição de ensino superior, é promovido pelo Centro de Pesquisa de Óptica e Fotônica (CEPOF), contando com o patrocínio da FAPESP e com os apoios da USP, IFSC/USP e do INCT – Óptica Básica e Aplicada às Ciências da Vida.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP