28 de setembro de 2015

Em cinco dias: 509 alunos visitaram a mostra

Como todos já é do conhecimento público, a Exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente, que está ocorrendo desde o dia 15 de setembro, no Teatro Municipal de São Carlos, é um evento promovido pelo IFSC/USP e organizado pelo Projeto Portinari, coordenado pelo Núcleo de Arte Educação e Inclusão Social da entidade, sob responsabilidade de Suely Avellar.

Desde o dia 21 de setembro, a exposição tem-se dedicado a um público muito oficina_familia_27set_1-250especial – alunos e professores dos ensinos infantil, fundamental, médio e jovens adultos das escolas municipais, estaduais e particulares da cidade de São Carlos e região -, independente da mostra estar aberta também à visitação de toda a população. Através de pré-agendamentos feitos com as escolas, prevê-se que cerca de 1.800 alunos visitem a exposição, um número que à primeira vista parece de alguma forma exagerado, mas que, na verdade, não está longe de ser atingido, tomando como exemplo o número de jovens que visitaram a mostra em apenas cinco dias (de 21 a 25 deste mês).

De fato, 509 alunos de diversas escolas tiveram já a oportunidade de observar de perto esta exposição, de compreender cada uma das 26 réplicas das obras do fantástico artista brasileiro, que se inserem na temática proposta pela  Exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente, e que se encontra subdividida nos seguintes módulos: O Ser Humano e sua relação com o espaço em que vive; Água: fonte da vida; Uso dos recursos minerais; A preservação das florestas e dos animais e O equilíbrio entre os seres humanos: na sequência, os jovens visitantes realizam trabalhos de colagem, pintura e desenho nas oficinas que se encontram instaladas na mostra.

Por outro lado, o destaque vai também para as oficinas que se realizam todos os domingos, especialmente dedicadas às famílas, como é exemplificado na imagem acima.

Como não poderia deixar de ser, o IFSC/USP está realizando esta importantíssima atividade cultural em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos, através da Coordenadoria de Artes e Cultura, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, e a Diretoria de Ensino – Região de São Carlos – Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo.

Além dessas parcerias, a exposição está contando com o apoio fundamental da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, do Grupo Gestor das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus USP de São Carlos e do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP (FFCLRP/USP).

A mostra encerra ao público no dia 23 de outubro.

Para acessar o pequeno álbum de fotos que resume as visitas dos jovens alunos a esta exposição, clique AQUI.