Notícias

27 de maio de 2015

Eles estão entre nós

bandeira200desNo último mês de março, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) recebeu Valentin Thibeaut e Mohammed Sabeur, dois alunos de graduação do Institut Universitaire de Technologie, da Aix Marseille Université (IUT – Marseille), que vieram fazer um estágio de três meses no Grupo de Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos de nossa Unidade, para a conclusão do curso de “Medidas Físicas” realizado por esses alunos na citada instituição francesa.

Os dois jovens estudantes, que estão sendo MOHAMMED-300orientados pelo Prof. Dr. Valmor Roberto Mastelaro (IFSC/USP) e pela Profa. Bèatrice Trannoy (IUT-Marseille), têm trabalhado com a síntese e caracterização de amostras de materiais cerâmicos nanoestruturados. Mohammed Sabeur, de 20 anos, explica que decidiu vir ao Instituto de Física de São Carlos após a indicação de sua professora. Antes de vir para o IFSC, ouvi comentários bastante positivos a respeito do Instituto, principalmente, sobre a sua multidisciplinaridade, e foi aí que decidi.

Já de acordo com Valentin Thibeaut, de 20 anos, as atividades desenvolvidas no Grupo do Prof. Mastelaro correspondem aos seus interesses, visto que a grade curricular do IFSC/USP inclui, entre uma série de temas, áreas envolvendo materiais. Thibeaut também ficou impressionado com a qualidade da Universidade, que, segundo ele, dispõe de diversas áreas de pesquisa de muita qualidade, além de docentes altamente qualificados.

Essas particularidades também agradaram a Sabeur, que destaca a grandeza e o fato da USP se dedicar a um grande número de áreas do conhecimento: Além da física, aqui tem química, engenharia mecânica, entre outras áreas… Na França não temos uma universidade tão grande quanto a USP e que possua essa diversidade, diz ele, que pretende, no próximo ano, ingressar em um curso de engenharia industrial, na França.

Valentin Thibeaut, que também pretende cursar VALENTIN-300engenharia em uma escola francesa, mais particularmente na cidade de Lyon, ressalta o bom convívio que tem tido com seus colegas uspianos, com quem se reúne com certa frequência no final da tarde para praticarem esportes. A USP é um local bastante propício para fazer novas amizades e estudar, diz ele.

Esse estágio, que acontece anualmente graças a uma parceria entre a USP e a Aix Marseille Université, tem agradado bastante os estagiários franceses. Mohammed Sabeur, por exemplo, tem adquirido novas experiências, enquanto Thibeaut tem treinado e melhorado o seu aprendizado em língua inglesa: Antes, meu inglês não era bom, agora está bem melhor.

VALMOR-300Para o Prof. Valmor Mastelaro, essa parceria é muito importante não apenas para esses estagiários, mas também para os próprios estudantes do Instituto de Física de São Carlos, que além de poderem comunicar com esses alunos, diariamente, aprendem as diferentes culturas trazidas por eles: Os nossos alunos também se beneficiam com a vinda desses estudantes estrangeiros, porque têm que falar em inglês, adquirindo, assim, novas experiências muito frutíferas.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..