10 de junho de 2016

Escola recebe número recorde de inscrições

Organizada pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) entre os dias 10 e 16 de julho próximo, a Escola de Física Contemporânea – EFC 2016 recebeu um número recorde de 240 inscrições. Na edição passada, 212 estudantes, oriundos dos estados de São Paulo, Piauí, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Ceará, Goiás, Maranhão, Santa Catarina e Pernambuco, se inscreveram neste evento com periodicidade anual, que reúne cerca de trinta alunos do ensino médio, em especial aqueles que têm interesse pela área da física: o objetivo principal é fazer imergir os estudantes no mundo da pesquisa, de modo que os jovens interajam com profissionais do IFSC, compreendendo a importância da ciência e da tecnologia na geração do conhecimento.

chamada_efc_2016_-_250Para isso, os trinta alunos selecionados este ano pela comissão organizadora da Escola, constituída pelos Profs. Drs. Tito Bonagamba, Fernando Paiva, Frederico Brito, João Renato Muniz e Leonardo Maia e, ainda, Mariana Rodrigues (secretária do evento), participarão de uma série de atividades, composta por aulas expositivas e experimentais – nas quais os docentes da USP discutirão tópicos de física -, palestras que abordarão as pesquisas de diversas áreas da física que são desenvolvidas no Instituto, e visitas pelas dependências do IFSC/USP (laboratórios de pesquisa, salas de aula, biblioteca…).

No último dia da Escola, os alunos, divididos em grupos, apresentarão seus trabalhos de conclusão de curso, baseados nos moldes de seminários ministrados em congressos internacionais, para demonstrar tudo aquilo que absorveram ao longo dos sete dias de internato, nos quais serão acompanhados por monitores do Instituto tanto fora como dentro do campus.

A programação completa desta edição será divulgada em breve AQUI. De acordo com o Prof. Fernando Paiva, o programa foi estruturado, de maneira que as aulas teóricas, bem como as palestras, sirvam como base para que os alunos executem as atividades práticas e tenham uma melhor compreensão das pesquisas que são desenvolvidas nos laboratórios do IFSC/USP. “Acredito que a combinação entre as aulas teóricas e práticas e as palestras, com mais dinâmica nesta edição, é o que geralmente anima os alunos que participam da Escola de Física Contemporânea. A ideia é que os estudantes aprendam conceitos teóricos e possam aplicar essas teorias nos experimentos. Sem a teoria, o experimento não funciona tão bem e vice-versa”, explica Paiva.

paiva_1_500

Parceria com a Diretoria de Ensino

O grande destaque da EFC é que entre os 240 jovens inscritos na edição deste ano, quarenta e cinco são oriundos da cidade de São Carlos. Esse número de alunos são-carlenses também é recorde e se deve, segundo Paiva, ao modo como a divulgação da Escola foi feita, numa estreita parceria com a Diretoria de Ensino da Região de São Carlos, com um trabalho incansável de sua dirigente, Débora Gonzales Costa Blanco. Também se inscreveram na EFC 2016, alunos da região de São Carlos, como por exemplo, de Descalvado (um), Ribeirão Bonito (dois), Araraquara (três) e de Ibaté (onze).

O aumento no número de inscrições na EFC aumentou nas duas últimas edições da Escola, sendo que parte dos jovens interessados em participar no evento tem histórico excelente, que inclui a participação em uma série de atividades extra-curriculares, como, por exemplo, em olimpíadas científicas. Segundo Fernando Paiva, todos os participantes desta edição, bem como das anteriores, foram selecionados pelo mérito.

Os trinta alunos selecionados para participar da EFC 2016 deverão ser notificados até esta sexta-feira, 10 de junho, por e-mail.

Na imagem 1: Participantes da EFC 2015.