Notícias

14 de julho de 2015

Escola abre em grande estilo

DESTEFC250Iniciou-se na tarde do último domingo, 12 de julho, a Escola de Física Contemporânea – EFC 2015, um evento realizado anualmente no Instituto de Física de São Carlos, com o objetivo de imergir estudantes do ensino médio no mundo da pesquisa, para que possam compreender a importância da ciência e da tecnologia na geração do conhecimento, visando o desenvolvimento de nosso país. A Escola também tem o intuito de destacar o papel do físico no setor industrial, mostrando que o profissional da área da física não atua apenas no universo acadêmico, tendo uma ampla opção de trabalho em inúmeras empresas, tais como spin-offs do próprio IFSC e empresas multinacionais.

Nesse domingo, a TBONAGAMBA350abertura do evento foi feita por volta das 13 horas, pelo Prof. Dr. Tito José Bonagamba (Diretor do IFSC/USP), no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC/USP), onde sublinhou a competência desses trinta alunos participantes da EFC 2015, que passaram por uma rigorosa seleção, demonstrando que têm grande capacidade para mudar o Brasil, podendo contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico de nosso país. Aliás, Tito Bonagamba destacou a boa infraestrutura existente em nosso Instituto, tendo sugerido que os participantes aproveitassem os docentes, funcionários e equipamentos de qualidade disponíveis na Unidade. O Instituto tem um patrimônio fantástico em termos de recursos humanos e de equipamentos, disse ele, acrescentando que é importante que vocês tenham sucesso para que possam entrar em uma universidade qualificada, como a USP, e se formem, podendo atuar com alto grau de profissionalismo e excelência.

Além disso, Bonagamba enalteceu as diversas áreas em que um físico pode atuar, seja no setor acadêmico, realizando pesquisas ou ministrando aulas, ou no mercado de trabalho, em empresas brasileiras ou multinacionais. Por fim, agradeceu aos pais dos alunos, que confiaram em deixar seus filhos durante uma semana sob os cuidados de um vasto conjunto de docentes e monitores do Instituto de Física de São Carlos.

SMUNIZ350Em seguida, o Prof. Dr. Sérgio Muniz (IFSC/USP) resumiu alguns aspectos da Escola de Física Contemporânea, cuja primeira edição foi realizada pela Unidade em 2001, que tornou o IFSC em um dos primeiros institutos a adotar esse modelo de escola. Além disso, o docente abordou os objetivos do evento, a excelência dos alunos selecionados, bem como a filosofia da EFC, que visa à imersão total desses estudantes na área de física, através de aulas teóricas e práticas, de trabalhos diversos e de palestras ministradas por docentes da Unidade. Outro destaque em sua apresentação foi o significativo aumento do número de inscritos e de participantes oriundos da cidade de São Carlos e, também, de vários outros estados brasileiros neste evento. Neste ano temos mais participação de alunos de fora do estado de São Paulo, ao contrário do que aconteceu nas edições anteriores, disse Muniz.

Após a intervenção de Muniz, o Prof. Dr. Fernando Paiva (IFSC/USP) realizou uma apresentação sobre a Universidade de São Paulo e o Instituto de Física de São Carlos, tendo destacado a criação da USP, na década de 1930, além da abertura da Faculdade de Direito, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiros (ESALQ) e da Faculdade de Medicina (FMUSP). Outro tópico abordado em sua apresentação foi a história da criação dos campi da USP em Bauru, Ribeirão Preto e São Carlos, em 1948, após a 2ª Guerra Mundial. Além disso, destacou algumas personalidades que estudaram na Universidade, tais como o ex-presidente do Brasil, Washington Luis, e o físico César Lattes, além de outras personalidades famosas mais recentes, tais como o apresentador de TV, Luciano Huck, ou o jornalista Marcelo Tas.

Paiva ainda relembrou FPAIVA350a história do IFSC/USP, que teve início como um departamento da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP). Posteriormente, o IFSC uniu-se ao atual Instituto de Química de São Carlos, tendo se tornado o Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC). Em 1994, ambas as unidades se separaram e o IFSC finalmente ganhou sua autonomia. Ao contar a história da Unidade, torna-se obrigatório citar os Profs. Drs. Yvonne e Sérgio Mascarenhas, pioneiros na criação do IFSC: Podemos dizer que eles são nossos patronos, afirmou Fernando Paiva, que destacou diversas outras características do nosso Instituto e da cidade de São Carlos, tendo ressaltado a ampla variedade de atuações de um físico.

Posteriormente, os alunos participaram de uma reunião com a comissão organizadora do evento, enquanto os pais realizaram uma visita guiada por Sérgio Muniz à Biblioteca e oficinas de Óptica e Mecânica do Instituto de Física de São Carlos.

Expectativas de docentes, pais e alunos

Sérgio Muniz, que é um dos organizadores do evento, disse estar bastante entusiasmado com esta edição da EFC, principalmente, em razão do recorde de inscritos – foram mais de 200 inscrições, para 30 vagas. A seleção é a fase mais intensa de todo esse processo, além de ser a mais importante. Para ele, o grande sucesso da Escola de Física Contemporânea deve-se à qualidade dos participantes. Eu e os demais membros da comissão organizadora do evento estamos bastante felizes com a qualidade destes alunos.

FBRITO250Já para o Prof. Dr. Frederico Brito, que também integra o comitê organizador da Escola de Física Contemporânea, a expectativa é que seja possível apresentar o Instituto, bem como a Universidade e o Campus USP de São Carlos aos estudantes, com a esperança de convencê-los a realizarem a graduação na Unidade e, talvez, atuarem no IFSC no futuro.

O pernambucano Maurício Roberto Queiroz da Silva, que acompanhou o filho Vinícius Roberto durante a abertura do evento, apoiou intensamente o jovem nessa experiência de imersão no universo da física, oferecida pelo IFSC. Ele tem o desejo de estudar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), então esperamos que goste bastante da EFC. Com o total apoio da família, Vinícius Roberto disse que pretende aprimorar seus conhecimentos na área da física e tornar-se ainda mais independente. Ainda estou indeciso se realmente pretendo seguir a área de física, mas ainda é uma das minhas opções, e a EFC me ajudará a analisar se eu realmente quero seguir nesta área, concluiu o participante, de 15 anos.

MAURICIO250 MAURICIO2250

Gabriel Henrique Armando Jorge (de São Carlos), 16 anos, está participando da Escola pela segunda vez. Ele disse, com convicção, de que quer ser físico, e vê a EFC como um complemento para o seu aprendizado, além de uma oportunidade para conhecer mais a USP e os especialistas que atuam nas mais diversas áreas. A Escola permite que tenhamos um contato mais próximo com os laboratórios e isso nos ajuda na preparação para o vestibular, afirmou. Sua mãe, Denise Cristina Biachi, disse que a EFC é uma grande oportunidade para o filho. Vou sentir muita saudade dele, muita falta. Mas estou bem feliz, porque ele vai ter uma experiência muito mais próxima com a comunidade científica. Desde pequeno, o Gabriel tem mostrado muito interesse em se envolver nesta área. Ele participou da última edição da Escola e percebi uma mudança muito grande e positiva no foco de vida e de sua escolaridade. A Escola de GABRIL3501Física Contemporânea amplia muitos horizontes”, enalteceu a são-carlense. Seu filho também afirmou que, durante o ensino médio, as escolas oferecem poucas atividades práticas – muitas vezes os jovens estudantes são apresentados apenas aos conteúdos teóricos da física. A Escola de Física Contemporânea cria uma interação muito próxima entre os estudantes e as diversas atividades da física. Muito do conceito da física que aprendemos durante o ensino médio é bem diferente do conteúdo que aprendemos na EFC.

GIOVANI250EFC2015O estudante Giovani Vincentin veio de Nova Aurora, Paraná, para participar pela primeira vez da Escola. Com expectativas positivas, o aluno de 17 anos ainda está cheio de dúvidas sobre qual área seguir, mas disse que se sente atraído pelas áreas de física, astronomia e engenharia aeroespacial. Sei que, pelo nível do Instituto, vou aprender muito na EFC, afirmou o jovem.

Erasmo Martinez, de São Carlos, afirmou que acredita que seu filho irá adquirir um aprendizado muito grande durante esta semana: As atividades da EFC são ideais para o crescimento dele. Para o filho Rafael Martinez, de 15 anos, o interessante da EFC é a reunião de vários jovens com interesse em física, o que possibilita um aprendizado compartilhado entre os estudantes: Será muito legal, porque a EFC aborda todos os conceitos da física, explicou.

ERASMO_250 ERASMO2-250

Josias de Souza Coutinho, JOSIASEFC2015350de Vitória (Espírito Santo), também acompanhou seu filho durante o primeiro dia da EFC 2015. O objetivo dele é buscar ainda mais conhecimento na área de física. Seu filho Isaque Castelo Coutinho, de 16 anos, disse estar bastante ansioso pela Escola, uma vez que os conteúdos das aulas e palestras não são abordados durante o ensino médio. Estou com muitas expectativas, afirmou ele, que pretende atuar na área de física ou engenharia física, interesses que surgiram após várias leituras dos livros didáticos utilizados por ele, no ensino fundamental. Acho a física incrível, porque o conhecimento obtido nesta área permite criar, ou controlar, diversos elementos.

Primeiras palestras da EFC 2015

VGABNATO350Pelas 16h30, os alunos foram ao Anfiteatro Horacio C. Panepucci (Anfi-Azul), onde assistiram à palestra Átomos Próximos do Zero de Temperatura: Como Produzi-los e Quais são as Novas Revelações, ministrada pelo Prof. Dr. Vanderlei Bagnato, do Grupo de Óptica do IFSC/USP.

Na ocasião, Bagnato mostrou a busca da ciência pelos extremos, além de todo o novo mundo que se descobre quando isso ocorre. Em sua palestra, o docente abordou desde o extremo do quente, na origem do Universo, até aos átomos frios próximos do zero absoluto de temperatura. Segundo ele, nesse extremo inferior, aparecem as manifestações quânticas macroscópicas e o possível entendimento de novos fenômenos – algumas demonstrações permitiram visualizar algumas dessas ideias apresentadas pelo docente.

As atividades do SMUNIZ350-2primeiro dia da EFC 2015 encerraram-se após a palestra intitulada Simulações Quânticas de Sistemas Complexos, ministrada por Sérgio Muniz, pelas 19h30. Em sua apresentação, o docente falou sobre o Laboratório de Matéria Quântica do IFSC, onde são realizados estudos sobre as propriedades quânticas da matéria, utilizando átomos ultra-frios em condensados de Bose-Einstein, para a simulação de sistemas complexos. Além disso, Muniz falou sobre como explorar esses gases, no sentido de desvendar novos sistemas para potenciais aplicações tecnológicas.

A programação da EFC inclui aulas expositivas e experimentais ministradas por professores da Universidade de São Paulo, que abordarão tópicos de Física Clássica e Física Moderna; palestras sobre temas atuais da Física; bem como visitas monitoradas às oficinas e aos laboratórios de ensino e pesquisa do IFSC/USP. Após uma semana repleta de conhecimento do universo da física, esses estudantes – sempre acompanhados por monitores do IFSC, tanto no Campus, quanto no hotel – apresentarão seus trabalhos de conclusão de curso, em forma de seminários quase idênticos aos dos congressos internacionais.

A comissão organizadora deste evento é constituída pelos seguintes membros de nosso Instituto: Profs. Drs. Fernando Paiva, Frederico Brito, Rodrigo Pereira, Sérgio Muniz, Tito Bonagamba e Mariana Rodrigues (secretária da EFC).

Ao longo desta semana, a Assessoria de Comunicação do IFSC/USP fará a cobertura integral das atividades realizadas na Escola de Física Contemporânea 2015.

Abaixo, confira mais algumas imagens do primeiro dia da Escola:

EFC2015-001 EFC2015-002

EFC2015-003 EFC2015-004

EFC2015-005 EFC2015-006

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..