5 de setembro de 2011

Educadores dos ensinos fundamental e médio tiveram grande participação

Em 31 de agosto, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), através do “Colóquio da Licenciatura em Ciências Exatas”, recebeu o professor de filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mário Sérgio Cortella, para proferir a palestra “Docência, Discência e Decência. E isso com a Ciência?”.

Citando John Locke, Francis Bacon, entre outros importantes nomes do mundo filosófico, assim como outros da esfera educacional, como Paulo Freire- por quem Cortella foi, inclusive, orientado em seu mestrado e doutorado- o professor falou para um público em torno de 150 pessoas, entre eles alunos e professores do Instituto, assim como grande quantidade de educadores, dos ensinos fundamental e médio.

Cortella

O mote principal girou em torno da discussão de como a ciência passou a ser privilégio, enquanto deveria ser partilha. “Quantas pessoas têm, não o acesso, mas, sobretudo, o interesse pela ciência, cultura, conhecimento?”, questionou o professor à plateia.

Além de discutir educação e cultura, no Brasil, Cortella levantou tópicos sobre a própria ciência, afirmando que a ideia que significativa parte da população tem dela é aquela passada pelos veículos de comunicação. “O conceito que se tem de ciência é aquele conectado à mídia, que sempre passa uma impressão de algo exótico ou bizarro”.

Sobre os métodos de ensino, nas escolas, ele afirma: “Nossos alunos são do século XXI, os docentes do século XX e os métodos de ensino do século XIX”.

A discussão durou, exatamente, uma hora. Depois disso, os participantes tiveram a oportunidade de fazer questionamentos ao palestrante, que defendeu, enfaticamente, novas formas para educar os alunos, especialmente aqueles do ensino fundamental. “A decência inclui o fato de fazermos as pessoas crescerem, e não as diminuirmos. Só será um bom ‘ensinante’ aquele que for um bom ‘aprendente’”, conclui Cortella.

Sobre o programa

O “Colóquio da Licenciatura em Ciências Exatas” é um ciclo de palestras que acontece uma vez ao mês, com dias e horários fixos: quartas-feiras, às 17 horas.

O público-alvo são, especialmente, professores e alunos de licenciatura em ciências. Porém, o evento é aberto ao público e todos são convidados a participar. A entrada é gratuita.

Para mais informações, acesse http://www.coloquiolce.blogspot.com/