8 de dezembro de 2015

Universitário por Um Dia

1Dia para estudantes indígenas

Na tarde da última terça-feira, 2 de dezembro, o programa Universitário por Um Dia (1Dia) realizou uma edição especial e exclusiva para uma turma de 12 estudantes de duas tribos indígenas do Acre: Suruí e Yawanawá.

FOTO_1DIAESPECIAL_3_-_500Acompanhados pela consultora da ONG Forrest Trends Maria Barcellos, que trabalha com comunidades indígenas há mais de quatro décadas, os estudantes, a maioria deles no 3º ano do ensino médio, puderam ter uma autêntica experiência universitária, passando por algumas Unidades do campus (no período da manhã, eles visitaram o ICMC/USP*), conhecendo o alojamento e almoçando no restaurante universitário.

No período vespertino, foi a vez de o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) recebê-los quando, logo no início, tiveram um breve bate-papo com o diretor do Instituto Tito José Bonagamba. Logo depois, os estudantes foram acompanhados pela monitora do 1Dia Letícia Paradela para fazer uma breve tour pela biblioteca do Instituto e por alguns dos laboratórios de pesquisa, tendo a visita sido finalizada com o Show da Física, durante o qual os indígenas tiveram a oportunidade de interagir com a física através dos diversos experimentos interativos realizados, algo inédito para a maioria deles.

O estudante Thiago Luiz Yawanawá nunca havia visitado uma universidade, e ficou encantado com a infraestrutura tanto do IFSC como da USP como um todo. “Viajamos oito horas de barco para chegar à capital [Rio Branco], e mais quatro dias de ônibus para chegar a São Paulo. Para nós, tudo está sendo uma grande aventura! Em nossa aldeia, não tínhamos ideia que a universidade tinha uma estrutura tão grande!”, contou.

FOTO_1DIAESPECIAL_1_-300Mesmo para a estudante Sara da Silva Luiz Yawanawá, que já tinha tido oportunidade de visitar a Universidade de Brasília (UnB), a USP foi uma surpresa. “Já tínhamos ideia de que a USP era muito grande e que se tratava de uma universidade muito importante, mas não sabíamos, por exemplo, que havia vários campi espalhados pelo estado”.

Ela afirma que tanto ela quanto seus parentes que participaram da visita ficaram muito felizes por terem vindo, e poder visualizar pessoalmente tudo aquilo que só conheciam por meio dos noticiários foi uma experiência marcante.

Na imaginação de Thiago, a USP seria como uma escola tradicional de ensino, e foi uma grande surpresa para ele ver que há pessoas que, inclusive, moram no campus. “A moradia é muito boa, e recebe as pessoas muito bem. Tive a informação de que você pode até escolher o quarto onde irá morar!”, declarou entusiasmado.

Tanto Thiago quando Sara nunca tinham tido contato com a física da maneira que se tem na universidade, e até mesmo no ensino médio. Para essas tribos, de acordo com os dois alunos, as explicações para os fenômenos são descritas pela sabedoria popular e intuição de cada integrante da tribo, e não pelo método científico, como é costume no meio acadêmico.

1Dia para funcionários

Já no dia 3 de dezembro, realizou-se outra edição especial do 1Dia, da qual participaram apenas funcionários terceirizados e parentes de docentes e servidores do IFSC/USP.

Logo pela manhã, os cerca de 10 participantes assistiram a uma apresentação feita pelo monitor Robson Martins, que falou sobre a estrutura da USP, além dos cursos oferecidos pela Unidade. Em seguida, Robson apresentou o tradicional Show da Física. O público participante também visitou a infreaestrutura do IFSC/USP.

FOTO_1DIAESPECIAL_4_-300Nesse 1Dia, os participantes também conversaram com o educador e coordenador do programa, Herbert João, que citou o investimento da USP em novas formas de ingresso à Universidade – neste ano, por exemplo, a USP adotou o ENEM** como uma das vias de acesso aos estudantes que pretendem ingressar na Universidade. Aos jovens e adultos presentes, Herbert falou que é preciso quebrar paradigmas e optar por uma profissão, tendo como base as preferências pessoais, e não apenas a estabilidade financeira que uma carreira oferece.

Vanessa Saldanha, funcionária terceirizada que é responsável pela limpeza de alguns laboratórios do Instituto, participou dessa edição e pôde notar que a física faz parte do cotidiano das pessoas. “Achei muito importante essa edição do programa, porque muitos servidores trabalham no IFSC, mas não sabem o que é estudado aqui”, comentou, tendo salientado a necessidade de se trabalhar essa divulgação científica, em especial nas escolas. “Muitas pessoas acham que a Universidade é aberta apenas para os universitários, mas o programa Universitário por Um Dia mostra que a USP é um local que todos podem vir e conhecer”.

FOTO_1DIAESPECIAL_5_-_500A estudante Thainá Leme, filha do servidor Paulo Horácio Leme, também participou dessa edição do programa. “Prestei vestibular neste ano para cursar química, mas achei interessante participar do Universitário por Um Dia, porque também gosto de física”, disse ela, que ainda está em dúvida entre cursar física ou química.

Além da orientação que Herbert deu sobre como escolher uma área profissional, um experimento sobre Óptica, demonstrado no Show da Física, também atraiu a jovem de 18 anos. “Durante o programa, conhecemos alguns aparelhos desenvolvidos no Grupo de Óptica, inclusive um que trata o câncer de pele através da aplicação de uma pomada e luz. Achei muito legal”.

*Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação;

**Exame Nacional do Ensino Médio.

Imagens:

1- Turma de estudantes indígenas na sala da congregação ao final do bate-papo com o diretor Tito José Bonagamba e com o educador e coordenador do 1Dia Herbert Alexandre João

2- À direita, a estudante Sara da Silva Luiz Iyauanaua

3- Funcionárias terceirizadas na edição do 1Dia para funcionários