13 de novembro de 2015

Dra. Elisa Kozasa apresenta palestra sobre “Pesquisas em meditação”

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) recebe no próximo dia 13 de novembro, pelas 19 horas, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, mais uma elisaedição do programa Ciência às 19 Horas, com a presença da Dra. Elisa Harumi Kozasa, docente e pesquisadora do Instituto do Cérebro – Hospital Israelita Albert Einstein, que abordará o tema Pesquisas em meditação.

A palestrante abordará o fato de nos últimos anos ter havido um crescente aumento do interesse do público em geral e acadêmico sobre meditação, bem como yoga, tai chi e outras práticas, sublinhando, também, algumas das principais pesquisas sobre os efeitos e a fisiologia da meditação, incluindo aquelas que utilizam a técnica de neuroimagem funcional.

Embora seja comumente associada a diversas filosofias religiosas orientais, o certo é que meditação é uma prática milenar praticada e desenvolvida ao longo do tempo por diversos povos e culturas, não só num contexto meramente espiritual, mas, principalmente, como uma ferramenta para o desenvolvimento pessoal do indivíduo, favorecendo o equilíbrio tão necessário entre corpo e mente.

Em diversos estudos desenvolvidos no Instituto do Cérebro, no Hospital Israelita Albert Einstein, e publicados em importantes revistas internacionais, como a NeuroImage, constatou-se que pessoas que realizam um teste de atenção sustentada durante um exame de ressonância magnética funcional, e que não meditam com regularidade, precisam ativar mais áreas cerebrais do que pessoas que meditam regularmente para obter a mesma performance. Isso pode significar que essas pessoas meditacao-300possam eventualmente ter um cérebro mais eficiente nesse tipo de teste de atenção.

Já em outro estudo publicado na Plos One, foi possível classificar, com uma precisão de quase 95%, se um cérebro, pela sua estrutura, pertencia a uma pessoa que meditava com regularidade ou não. Em um editorial publicado na Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, que teve a colaboração da Dra. Elisa Kozasa e de sua equipe, foi apresentada uma panorâmica de práticas como o ioga e a meditação e suas contribuições na área da reabilitação.

A Profa. Dra. Elisa Harumi Kozasa é uma das pioneiras em pesquisas em práticas complementares em nosso país. É pesquisadora e docente do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e Fellow do Mind and Life Institute. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1989), pós-doutorado (2012), doutorado (2002), e mestrado (1999) pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Capes 7), onde é professora afiliada. Suas principais pesquisas abordam a neurofisiologia de estados de consciência, como a meditação, através da neuroimagem funcional, e a avaliação de intervenções que envolvem treinamento de habilidades cognitivas e comportamentais e que promovem uma melhor qualidade de vida e bem-estar.

Nestas áreas participou dos diálogos entre pesquisadores e o Dalai Lama, na interface entre efeitos de práticas contemplativas para a saúde, em 2006 e 2011. Possui colaborações internacionais em andamento com pesquisadores do MD Anderson Cancer Center e Harvard Medical School.

CARTAZ_NOVEMBRO-500

Uma palestra a não perder, com entrada livre e gratuita.