14 de março de 2022

Doutorando do IFSC/USP em programa da Universidade de Oxford

Universidade de Oxford

Um ano entre os melhores no Wellcome Center for Integrative Neuroimaging (WIN)

O doutorando em Física Computacional do IFSC/USP, Gustavo Solcia (24), foi aceito no prestigiado programa “Wellcome Center for Integrative Neuroimaging Global Scholars (WINGS)”, que é parte integrante das iniciativas acadêmicas e científicas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, onde irá conviver, durante um ano, com os principais pesquisadores e pós-doutorandos internacionais da área de neuroimagem. Trata-se de um programa voltado a alunos que estudam e residem fora do Reino Unido e que tenham capacidade para desenvolver trabalhos científicos em colaboração com cientistas locais.

O WIN, estabelecido em 2017, tem como objetivo primário unir as áreas de pesquisas laboratoriais em neurociência com a área da saúde. Esta “ponte” estabelecida entre as duas áreas tem como foco a realização de trabalhos em neuroimagem entre espécies animais e seres humanos, seus relacionamentos entre escalas, pesquisas de dados populacionais, marcadores clínicos e neuroimagem-aberta, tudo para que se possam obter dados comparativos para análise. Desta forma, Gustavo Solcia, que foi selecionado e aceito entre centenas de candidatos de excelência no Hemisfério Sul, realizará pesquisas em sua área de conhecimento, bem como o treinamento em física e análise de ressonância magnética, interagindo com pesquisadores do WIN e participando de eventos científicos e de desenvolvimento de carreira.

Gustavo é “filho” do IFSC/USP, com Bacharelado em Física e Mestrado em Física Aplicada. Orientado pelo docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Fernando Fernandes Paiva, o agora doutorando encarou este desafio como uma oportunidade para ir mais longe nos seus estudos, mesmo sabendo que a seleção seria muito rígida, onde só melhores têm oportunidade de passar. “Eu sabia que iria ser muito difícil e confesso que o que mais me preocupou foi a segunda fase do processo seletivo, já que a primeira fase era a apresentação do projeto e o currículo. A segunda fase foi tensa, quando eu tive a oportunidade de explicar oralmente, de forma remota, todo o meu projeto, relacionado com simulação de dinâmica de fluidos computacional, baseada em imagem de ressonância magnética, e cujo foco é o estudo do fluxo sanguíneo em artérias cerebrais. Resumidamente, este estudo é para se poder entender como o fluxo sanguíneo atua em diversas anatomias e serve, essencialmente, para no futuro dar uma informação precisa ao médico de como atuar numa cirurgia. Os examinadores gostaram muito e fui selecionado. Foram aprovados cinco alunos do Hemisfério Sul e apenas dois da América do Sul – eu e uma estudante argentina”, pontua Gustavo, que já começou essa “caminhada” de um ano para desenvolver sua carreira, aprofundar seus conhecimentos, fazer pesquisa de ponta e mergulhar na escrita científica, já que todos os pesquisadores envolvidos neste programa têm como principal meta incentivar os alunos selecionados a se tornarem líderes científicos em seus respectivos países de origem.

“Esta é uma oportunidade que tenho para contatar de perto com os principais neurocientistas do mundo e esta participação irá abrir portas para que eu interaja com médicos e técnicos de renome internacional, e possa atuar em qualquer parte do mundo. Muito trabalho pelo período de um ano, para, no fim desse período, apresentar um seminário final. Vai ser muito legal!”, conclui Gustavo Solcia.

Por último, saliente-se que o WIN tem uma comunidade constituída por cerca de 250 membros – entre pesquisadores, estudantes e funcionários – que trabalham num esforço conjunto para dar suporte de alta relevância e excelência aos alunos participantes do programa, nas áreas de radiografia, física, TI e suporte administrativo. O WIN incorpora as principais instalações do Oxford Center for Functional MRI of the Brain, Oxford Center for Human Brain Activity (OHBA, Department of Psychiatry) e as instalações pré-clínicas na University Science Area.

Gustavo Solcia é, assim, mais um motivo de orgulho para o IFSC/USP.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP