23 de junho de 2015

Docente do IFSC/USP lança livro sobre Mecânica Clássica

MCLIVRO-150Mecânica Clássica – Uma abordagem para licenciatura é o título do livro lançado no passado mês de maio, da autoria do Prof. Dr. José Alberto Giacometti, docente do Grupo de Polímeros “Prof. Bernhard Gross”, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP). Editado pela Livraria da Física, o lançamento da publicação aconteceu durante a realização do XXXVIII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, evento organizado recentemente pela Sociedade Brasileira de Física – SBF, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

O conteúdo do livro é baseado no material capa-250didático utilizado por Giacometti na disciplina de Mecânica Clássica, que foi ministrada aos alunos do terceiro ano do curso de licenciatura em Física, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP – Campus de Presidente Prudente). Após alguns anos ministrando aulas na UNESP, José Giacometti voltou a integrar o corpo docente de nosso Instituto.

Além da cinemática, o livro aborda a dinâmica e o sistema de partículas e os referenciais acelerados, abrangendo a mecânica clássica Newtoniana, de maneira mais detalhada e com uma linguagem constituída por reduzidos recursos matemáticos avançados. Aliás, esse material didático, segundo o docente, também pode ser consultado por alunos de outros cursos, incluindo o de bacharelado em física.

Elaborar um livro não é tarefa fácil… dá muito trabalho. Então, agradeço muito ao falecido Prof. Guilherme Fontes (IFSC/USP), que cooperou comigo na revisão final do livro, tendo contribuído também com algumas sugestões, disse o docente, que foi pioneiro na criação do Grupo de Polímeros do IFSC/USP, ao lado dos Profs. Guilherme Fontes e Roberto Mendonça Faria.

JOS_GIACOMETTI_300O livro Mecânica Clássica – Uma abordagem para licenciatura pode ser adquirido através do site da editora Livraria da Física.

O Prof. Dr. José Alberto Giacometti obteve sua graduação em Bacharel em Física pela USP, mestrado e doutorado em Física Aplicada, também pela Universidade de São Paulo, e livre-docência pelo IFSC/USP. Com experiência na área de física, o docente do IFSC/USP atua com ênfase em Materiais Dielétricos e Propriedades Dielétricas, com foco em eletrônica orgânica, polímeros para óptica não-linear, polarização elétrica, polianilina, filmes de langmuir-blodgett e polímeros ferroelétricos.

Para entrar em contato com o autor, envie um e-mail para giacometti@ifsc.usp.br.

(Capa do livro: Arquivo pessoal)