14 de junho de 2016

Docente do IFSC/USP é homenageado

Ao abordarmos a Optical Society of America (OSA), que este ano completa seu centenário, falamos de uma associação por onde passaram eminentes cientistas que marcaram a história das ciências modernas e que transformou a óptica em uma disciplina essencial para o desenvolvimento de praticamente todas as áreas do conhecimento.

Dentro desta associação e com a ativa participação de seus membros, nasceram vanderlei_homenageado-250os mais importantes desenvolvimentos na área da microscopia e as diversas aplicações do laser, tendo sido no seu seio que surgiu a Biofotônica, que trata do uso da luz nas ciências da vida.

Tanto a parte básica do uso da luz, para mapear átomos e moléculas, quanto na invenção do laser do LED, chegando ao fantástico mundo das fibras ópticas e de seu papel nas telecomunicações, a OSA sempre se posicionou de forma muito atuante, invariavelmente presente em todo mundo.

Todos os anos a sociedade homenageia um restrito número de cientistas em todo o mundo, com o intuito de enaltecer publicamente seus trabalhos, atribuindo a classe de Fellow: este ano, uma das 17 personalidades homenageadas foi o Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, docente e pesquisador do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e coordenador do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF), que recebeu das mãos do presidente da OSA, Dr. Allan Vilner, a merecida homenagem e título, no decurso do encontro da CLEO-2016, na cidade de San José, na California – USA.

Perante mais de três mil membros da sociedade, presentes no evento, dentre os quais destacamos o diretor do Instituto de Física da UNICAMP, Prof. Newton Frateschi, que cumprimentou entusiasticamente o colega brasileiro, Vanderlei Bagnato foi citado pelos seus estudos fundamentais de colisões entre átomos frios na presença de luz, bem como por seus trabalhos de aplicação da óptica na medicina.

Vanderlei Bagnato é um dos poucos brasileiros a receber esta honraria, que representa um reconhecimento mundial pelo trabalho que realiza no IFSC/USP, tendo salientado que Esta é uma homenagem que tenho de dividir com meus quase 80 alunos de Pós-Graduação que formei ao longo de minha vida acadêmica. Eles têm sido a grande força de meu trabalho e cada um deles é um pouquinho Fellow da OSA.

certificado-500

Segundo o Presidente da OSA, em seu discurso, os Fellows escolhidos este ano têm um caráter especial, pela comemoração do centenário da Sociedade. Por seu turno, Bagnato é enfático ao afirmar que A óptica tem sido muito especial para mim e para a cidade de São Carlos. Diversos grupos de pesquisa aqui localizados têm feito contribuições expressivas para a área. Veja quantas empresas nasceram de pesquisas nesta área. Espero que isto continue a ocorrer e a trazer progresso acadêmico e tecnológico para todos.

(Com informações de Kleber Chicrala – CEPOF-IFSC/USP)