8 de setembro de 2015

Docente do IFSC/USP é eleito presidente

O docente e pesquisador do IFSC/USP e ex-presidente do CNPq, Prof. Dr. Glaucius Oliva, foi eleito presidente da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), para um mandado de quatro anos, cujo anúncio foi feito no decorrer da 44ª Reunião Anual daquela agremiação científica, que se realizou em simultâneo com o 23rd Congress of the International Union of Biochemistry and Molecular Biology, entre os dias 24 e 28 de agosto último, na cidade de Foz de Iguaçú (PR).

SBBQ-DOURADO-150A SBBq foi fundada em 1967, com o objetivo de promover e realizar encontros científicos subordinados à sua área temática, começando, a partir desse momento, a congregar, com periodicidade regular, grupos de pesquisadores interessados na troca experiências e na apresentação de trabalhos, motivo pelo qual a entidade é considerada uma das mais antigas e tradicionais sociedades científicas brasileiras. Esses encontros, que eram sempre realizados em São Paulo, começaram a ser conhecidos pela designação de “Seminários de Bioquímica”, apresentando como destaque a organização de conferências e debates que incluíam não só a parte científica, como também a política e organização da sociedade.

Ao longo dos anos, a SBBq consolidou a realização de suas Reuniões GLAUCIUS_-_SBBQ-300Anuais, que se transformaram em um fórum importante de ampla interação entre pesquisadores nacionais e do exterior, o que provocou o reconhecimento da bioquímica e da biologia molecular como as áreas de pesquisa mais avançadas do país e com amplo reconhecimento internacional.

A escolha da SBBq para acolher, em Foz de Iguaçú, o 23rd Congress of the International Union of Biochemistry and Molecular Biology – evento que reuniu cerca de 2700 participantes oriundos de 52 países, e que teve entre seus palestrantes quatro cientistas laureados com o Prêmio Nobel -, partiu da iniciativa IUBMB, organização mundial que reúne todas as sociedades científicas internacionais que se dedicam a estas áreas do conhecimento, o que demonstra, por si só, a importância e o prestígio da entidade que, a partir de agora, passa a ser presidida por Glaucius Oliva.

A eleição para a presidência da SBBq realizou-se entre os meses de julho e agosto do corrente ano, tendo o Prof. Dr. Glaucius Oliva obtido 95% dos votos.