29 de junho de 2016

Docente do IFSC lança livro sobre nanotecnologia

Yvonne-_livro_nanotecnologiaHá pouco mais de um ano, a docente do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Yvonne Primerano Mascarenhas, tinha em mente introduzir nas escolas do ensino médio, nas quais atua com projetos relacionados à divulgação científica, o conceito de nanotecnologia, uma das áreas científicas que mais tem se destacado nos últimos tempos. Nesse momento, começava a tomar corpo o livro “Nanotecnologia: para alunos do ensino médio e público em geral”, lançado em maio deste ano por Yvonne e pela psicóloga Neucideia Colnago,

Em suas 88 páginas, o livro apresenta diversos conceitos relacionados à nanotecnologia em um formato lúdico, dinâmico e inteligível a qualquer público que tenha interesse no assunto.  “No início, tínhamos a ideia de fazer um pequeno manual. Quando começamos a escrever o livro, chegamos à conclusão de que a linguagem discursiva era muito enfadonha. Foi quando pensamos em um formato menos discursivo para os textos, que mais se parecessem com conversas com o leitor”, conta Yvonne. “As pessoas sempre gostaram de ler livros que tem certa ação, e atualmente esse fato é elevado à enésima potência”.

Com a ideia de mostrar ao leitor a evolução dos conceitos sobre nanotecnologia, as autoras optaram por um conteúdo que trouxesse maneiras através das quais o leitor fosse capaz de, literalmente, enxergar aquilo que não se vê, falando, inclusive, sobre os instrumentos que podem ser utilizados para enxergar o “invisível”, a exemplo dos microscópios. Portanto, os capítulos do livro foram batizados com nomes como “nanoeletrônica”, “aplicações das nanopartículas”, “como são produzidos os nanomateriais e dispositivos com componentes nanométricos”, “aplicações da nanotecnologia à medicina e à saúde”, “como podemos ver e medir objetos nanométricos”, entre outros, totalizando 14 capítulos ou, como prefere Yvonne, 14 conversas. “A nanotecnologia deverá alterar o modo de vida de todas as pessoas, e, portanto, é importante que elas tenham conhecimento sobre este tema”, destaca Yvonne.

Instigadas pelo desafio de trazer nanotecnologia ao público geral em uma linguagem mais leve e didática, Yvonne e Neucideia fizeram questão de especificar no subtítulo “alunos do ensino médio”, e por uma razão muito simples: chamar a atenção de pais e professores para inserção dos alunos em temas de natureza científica e tecnológica. “A falta de conhecimento sobre esses assuntos pode explicar o atraso do Brasil. Sabemos ‘apertar’ botões, mas não sabemos a lógica do funcionamento deles. Aqui não criamos conhecimento, não criamos tecnologia, então nos tornamos apenas usuários delas, criando uma grande relação de dependência com os países avançados”, afirma Yvonne. “Se nossos jovens de 16, 17 anos começarem a ter mais vontade de saber sobre as coisas, em vez de simplesmente só usá-las, poderemos assistir a um verdadeiro progresso nacional”.

A compra do livro está a apenas alguns cliques de distância. Disponibilizado apenas no formato digital, por R$9,90, “Nanotecnologia: para alunos do ensino médio e público geral” pode ser adquirido em diversos portais de comércio eletrônico.

Assessoria de Comunicação- IFSC/USP