20 de julho de 2015

Docente do IFSC debate empreendedorismo inovador

Na passada quarta-feira, dia 15 de julho último, o Prof. Dr. Jarbas Caiado Neto, do jarbas1-300Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), participou do evento denominado Empreendedorismo Inovador – Como Estimulá-lo nas Universidades e Instituições de Pesquisa?, inserido na programação da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC 2015), que ocorreu na última semana, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Em sua apresentação, Jarbas Caiado disse que o conceito de inovação tecnológica está associado à vontade de ganhar dinheiro e à ideia de conhecimento tecnológico. Segundo o docente, que é um dos principais colaboradores e responsáveis da Opto – Eletrônica*, é jarbas2-300necessário quebrar o paradigma latino-americano que rotula a ambição e dinheiro como sendo pecado, já que são itens essenciais para o desenvolvimento. Na ocasião, o docente do IFSC/USP também afirmou que os empreendedores têm a enorme responsabilidade de fazer transformações e mostrar aos estudantes que ter ambição é importante, pois ajuda a ganhar dinheiro e a desenvolver a sociedade.

Além disso, Caiado destacou uma série de rankings, onde foi possível visualizar que as marcas mais conceituadas do mercado atual são de jovens empresas, como, por exemplo, Apple, Samsung, Microsoft e Google. Ainda em sua palestra, o docente destacou que um dos principais desafios enfrentados por empreendedores é conseguir definir quando uma ideia merece investimento, tendo dito, também, que o segredo do sucesso é pegar um milhão de ideias que surgem e saber pescar aquela que renderá sucesso.

Além de Jarbas, participaram desse evento Alexander Ferreira Lavelli (SEBRAE), Juliano Seabra (ENDEAVOR) e Ricardo Silva Pereira (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), que coordenou esse encontro.

*Spin-off do Instituto de Física de São Carlos

(Imagens: Fernanda Paolillo)