3 de junho de 2015

Docente discute os limites de validade de equações cinéticas

Na tarde do dia 03 de junho, o Prof. Dr. Tarcísio M. Rocha Filho, do Instituto de Física da Universidade de Brasília (UnB), participou do Café com Física, onde ministrou a palestra Limites de Validade de equações Cinéticas em função do número de partículas para sistemas com interações de longo alcance, um evento que aconteceu na Sala Celeste do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

Uma abordagem comum TARCISIO_FILHO_350para a dedução de equações cinéticas consiste em partir da hierarquia Born-Bogolyubov-Green-Kirkwood-Yvon – BBGKY para as distribuições de probabilidade reduzidas de um sistema de N partículas, e utilizar a expansão em aglomerados de Meyer, em conjunto com suposições sobre a forma do potencial. Para um campo fraco, é possível obter a equação de Landau e, no limite de fluido, a equação de Balescu-Lenard. Algumas hipóteses adicionais são usualmente utilizadas, como, por exemplo, a propriedade Markoviana do sistema.

No citado seminário, Tarcísio Filho mostrou porque essa é uma propriedade importante e como ela é violada se o número N de partículas não for grande o suficiente, tendo explicado os comportamentos anômalos descritos na literatura recente para alguns sistemas modelo. Além disso, ele discutiu a existência de um limiar universal em função da dimensão espacial para a relaxação de sistemas em rede, como uma quebra da validade da rota usual de dedução da equação cinética pertinente.

Filho tem graduação em Bacharelado em Física pela UnB, mestrado em Física, também pela UnB, e doutorado em Ciências Físicas pela Université libre de Bruxelles, Bélgica. O docente da Universidade de Brasília tem experiência em Métodos Matemáticos da Física e atua com dinâmica não-linear, mecânica estatística de não-equilíbrio, simetrias de Lie, propriedades analíticas de equações não-lineares e computação algébrica.