28 de agosto de 2015

Docente discute as perspectivas do ensino superior no século XXI

Na manhã do dia 28 de agosto, ocorreu mais uma edição do programa Colloquium diei, no qual o Prof. Dr. Peter Alexander Bleinroth Schulz, da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), apresentou a palestra Perspectivas do ensino superior no século XXI: desafios para a Física e a interdisciplinaridade. O evento ocorreu no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

PETER_SCHULZ_300Com base em alguns marcos históricos, o docente discutiu brevemente a trajetória do ensino superior da Física no Brasil, desde a vinda do físico Gleb Wataghin* ao país. Nesta palestra, Schulz também abordou o crescimento da pós-graduação e a busca pela interdisciplinaridade. Neste contexto, também foram destacadas algumas características tradicionais do ensino superior de Física que passaram a ser discutidas para outros cursos. Além disso, foi elencado um conjunto de desafios que os cursos de Física do Brasil precisam enfrentar de forma mais abrangente.

Peter Schulz é graduado e mestre em Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O docente, que também é doutor em Física pela Universidad Autonoma de Madrid (Espanha), tem pós-doutorado pelo Max Planck Institute for Solid State Research (Alemanha). Atualmente é professor associado da UNICAMP, onde atua com experiência na área de Física da Matéria Condensada, com ênfase em sistemas de baixa dimensionalidade e suas propriedades de transporte eletrônico.

Schulz, que hoje é Diretor da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP, tem se dedicado a atividades de divulgação científica, principalmente sobre nanociência, tendo sido o curador da exposição Tão longe, tão perto, sobre telecomunicações e sociedade, realizada em Brasília (2009) e São Paulo (2010).

*Em 1934, Wataghin fundou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, junto com outros cientistas europeus.