18 de março de 2016

Docente da University of Latvia visita Grupo de Óptica

Na tarde do dia 11 de março, pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e da EMBRAPA* se reuniram na sala de seminários do Grupo de Óptica do IFSC, onde assistiram a uma aula ministrada pelo Prof. Dr. Janis Spigulis, docente do departamento de física e chefe do Laboratório de Biofotônica do Institute of Atomic Physics and Spectroscopy (IAPS), da University of Latvia (Letônia). Essa aula foi a última parte de um curso ministrado pelo docente no IFSC/USP, onde apresentou alguns temas relacionados a biofotônica, como, por exemplo, diagnóstico e monitoramento óptico e lasers utilizados na medicina e na terapia fotodinâmica.

JANIS_2_250Esse curso, no qual participaram cerca de vinte e cinco pesquisadores, foi uma parte das atividades que o docente realizou durante sua visita de dois meses no Grupo de Óptica do IFSC. Desde fevereiro último, Janis desenvolveu dois trabalhos em parceria com pesquisadores do citado grupo, por meio do apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). A primeira pesquisa visou ao desenvolvimento de um sistema de imagem capaz de permitir a análise do envelhecimento da pele, através da aplicação de uma luz específica em determinada região do corpo de um paciente.

Apesar de o envelhecimento da pele ser um fenômeno inevitável que ocorre ao longo do tempo, existem diversos fatores que podem acelerar esse processo, tais como a exposição excessiva à radiação ultravioleta e o demasiado consumo de álcool e tabaco. A poluição ambiental também pode contribuir a esse envelhecimento precoce.

Na University of Latvia, Janis desenvolveu um protótipo capaz de analisar esse fenômeno, a partir da aplicação de luz. Há poucos dias, o equipamento chegou em São Carlos, onde os pesquisadores do Grupo de Óptica deverão fazer testes clínicos com o novo sistema. O objetivo final desse trabalho é permitir que esse tipo de análise possa ser feito pelos próprios pacientes, por meio de equipamentos portáteis, como smartphones.

Na mesma linha de pesquisa, Spigulis tem estudado a propagação da luz em tecidos biológicos. Esse estudo é feito utilizando materiais que simulam o tecido da pele, o que pode dispensar a necessidade de se estudar a interação da luz com o tecido biológico direto na pele dos pacientes. “Nesse caso, estudamos a aplicação de luz laser pulsada que, ao contrário de outros tipos, não é emitida de modo contínuo. Portanto, durante os testes estudamos como o pulso se propaga no modelo de tecido criado em laboratório. Com isso, poderemos analisar o comportamento da luz no tecido, e observar a condição da pele de um paciente, por exemplo”, explica Sebastião Pratavieira, pesquisador do Grupo de Óptica que tem acompanhado o professor Janis durante esses dois meses de visita ao IFSC/USP.

Em suma, com a realização de ambos os estudos, tanto Spigulis como Pratavieira esperam desenvolver técnicas mais precisas e práticas para se diagnosticar patologias na pele, incluindo o melanoma – câncer de pele cujo diagnóstico é normalmente feito a partir de biópsia.

Embora ainda não haja uma parceria formal entre a University of Latvia e o Instituto de Física de São Carlos, Spigulis e Pratavieira estão unindo esforços para oficializar essa colaboração. “O potencial de pesquisa do IFSC é de nível internacional. A infraestrutura do Instituto é excelente e existem muitos pesquisadores jovens, fator que também é bastante positivo. Além disso, há muitas pesquisas interessantes sendo desenvolvidas no Grupo de Óptica”, comenta Janis.

Para Sebastião Pratavieira, ambos os estudos citados acima marcam o início dessa importante parceria, que deverá ser estabelecida oficialmente muito em breve e estendida com possíveis futuros projetos também aprovados pela FAPESP.

Foto_turma_Biofotonica_2016_Prof._Janis

Janis, docentes e pesquisadores no IFSC

*Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

(Créditos: Imagem 2 – Sebastião Pratavieira)