2 de março de 2020

Do ensino médio para o IFSC/USP – O suspense de uma mudança

O passado dia 18 de fevereiro ficou marcado, no IFSC/USP, pelo primeiro contato dos Calouros de nosso Instituto com os coordenadores dos quatro cursos do IFSC – Bacharelado em Física, Bacharelado em Física Computacional, Bacharelado em Ciências Físicas e Biomoleculares e Licenciatura em Ciências Exatas. Pela primeira vez, o lote de Calouros do IFSC/USP se dividiu para conversar sobre seus respectivos cursos, um sinal de que a vida acadêmica está de fato se iniciando.

A Assessoria de Comunicação do IFSC/USP teve a oportunidade de acompanhar a conversa realizada entre os cerca de quarenta alunos do Curso de Bacharelado em Ciências Físicas e Biomoleculares e o coordenador, Prof. Alessandro Nascimento. Assistimos a uma típica entrada de jovens na sala, ainda de alguma forma habituados ao ambiente do ensino médio, cada um procurando um lugar disponível, de preferência longe da lousa e, consequentemente, um pouco distante do professor – não fosse ele fazer alguma pergunta mais complicada. Mas, nada disso aconteceu.

O Prof. Alessandro Nascimento é aquele tipo de professor que sabe abordar os jovens, até porque também ele é relativamente novo. Sempre com um sorriso, Nascimento apresentou de forma descontraída a grade e a estrutura do curso, um curso que é diferente de todos os outros, já que não existe nenhum similar no nosso país, onde a física e a biologia caminham juntas.

Dando o exemplo de dois pesquisadores do IFSC/USP – Prof. Glaucius Oliva, no estudo de estruturas de proteínas, e do Prof. Valtencir Zucolotto, na área de nanomedicina e nanotoxicologia -, Alessandro Nascimento demonstrou como essas áreas de pesquisa se cruzam e de alguma forma se complementam nas Ciências Físicas e Biomoleculares. Entusiasmado com o repentino brilho nos olhos dos Calouros quando o tema foi a área da saúde, o Prof. Nascimento aguçou ainda mais a curiosidade dos jovens alunos ao informar que foi identificada nesta semana a primeira estrutura relativa ao coronavirus, notícia que foi publicada pela prestigiada revista “Nature”, e que poderá abrir as portas para o desenvolvimento de uma vacina ou de um tratamento.

Em relação ao Curso de Bacharelado em Ciências Físicas e Biomoleculares, o destaque é que o IFSC/USP preenche um espaço importante no mercado, atendendo ao número de profissionais de excelência já formados e em plena atividade no país e no exterior.

A conversa foi muito legal, até porque os alunos começaram a fazer perguntas e a partir daí o gelo quebrou. Como se fosse um irmão mais velho, Alessandro Nascimento aconselhou os alunos a se preocuparem unicamente com as disciplinas neste primeiro ano e a tomar muito atenção nas visitas que irão fazer a oito laboratórios de pesquisa do IFSC/USP durante o primeiro semestre, pois tudo isso poderá definir o futuro de cada um dos jovens.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP