8 de outubro de 2015

Divulgação científica de forma (realmente) inclusiva

Durante a 5ª edição da Semana Integrada do Instituto de Física de São Carlos (SIFSC), realizada entre 28 de setembro e 2 de outubro deste ano, uma exposição diferente foi apresentada aos participantes. Tendo como temática principal a luz, painéis táctil-visuais foram expostos, incluindo como público-alvo pessoas com deficiência visual.

O projeto começou a ganhar vida no final do ano passado, quando seus idealizadores, alunos de graduação e pós-graduação do IFSC, e também membros da Sociedade Internacional de Óptica e Fotônica (SPIE, na sigla em inglês), começaram a desenvolver a exposição para que esta fosse inaugurada no Museu Ciência e Vida (Duque de Caxias- RJ) durante um congresso conjunto entre a SPIE e a IPA (Associação Internacional Fotodinâmica). “A ideia do projeto era explicar conceitos básicos da física através de objetos táteis, de uma maneira que o deficiente visual, ao tocar os painéis, fosse capaz de compreender perfeitamente esses conceitos”, explica Carolina de Paula Campos, uma das responsáveis pelo projeto.

Paineis_tactil-visuaisVários foram os incentivos para o desenvolvimento dos painéis táctil-visuais. O primeiro deles foi o contato com o docente da Unesp Eder Pires de Camargo, que é deficiente visual, e já trabalha com práticas de ensino para pessoas cegas há alguns anos. Outro estímulo foi a comemoração do Ano Internacional da Luz. Finalmente, a difusão científica, um dos focos principais dos membros da SPIE, foi a razão final para que a exposição ganhasse vida.

Embora aberta a qualquer participante, a exposição é voltada a alunos do ensino médio, já que os conceitos abordados nos painéis são aqueles ensinados durante essa etapa escolar. “Alguns conceitos são mais simples, mas outros, não. Nosso intuito foi passá-los à comunidade, mas de uma maneira que os deficientes visuais também pudessem ser incluídos”, conta Ilaiáli Souza Leite, pesquisadora que também faz parte do projeto em questão.

Dos 27 painéis táctil-visuais desenvolvidos pela equipe do IFSC/SPIE, 2 deles trazem em braile uma introdução sobre como tirar melhor proveito de toda exposição, e os 25 restantes com explicações dos conceitos físicos abordados, nos quais se incluem ondas, espectros da luz, efeitos de polarização e reflexão, funcionamento do olho humano etc. “Já estamos trabalhando para também incluir audiodescrições nos painéis. Como os deficientes visuais precisam lidar com duas informações ao mesmo tempo [descrição do conceito e o próprio conceito em si], pode haver dificuldades. Nosso intuito é que a audiodescrição permita uma maior facilidade na absorção dos conceitos ópticos”, explica Ilaiáli.

Perspectivas futuras

Já tendo passado duas vezes pelo IFSC (na 5ª edição da SIFSC e em uma das palestras do programa Ciência às 19 horas), durante três meses (entre maio e julho deste ano), a exposição ficou sediada no Museu Ciência e Vida. Nesse período, alguns painéis foram duplicados para serem também expostos durante a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em julho na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). “A partir de agora, nosso intuito é passar por diversas escolas do ensino médio, incentivando o uso desses painéis pelos professores em sala de aula. Mesmo que não existam deficientes visuais na sala, o ensino de física pode ser muito mais facilmente absorvido e compreendido pelos alunos através destes painéis”, afirma Carolina.

Segundo a pesquisadora, os painéis táctil-visuais, que contam com aprimoramento contínuo, também deverão ser duplicados. “Queremos fazer contato com outras escolas da região para que o projeto possa ser levado a mais locais e, principalmente, tornar-se realmente útil no ensino de física nas escolas públicas e privadas”.

Ainda de acordo com Carolina e Ilaiáli, a equipe tem o intuito de desenvolver um novo projeto, também tendo como foco públicos diferenciados. “Queremos divulgar a ciência de uma maneira que se possa incluir o a maior quantidade possível de pessoas nessa divulgação”, adianta Carolina.

Para isso, a equipe em questão busca novos parceiros e aguarda manifestação de outros interessados. Aqueles que desejarem fazer parte do projeto e/ou trazerem a exposição para seu local de trabalho, podem entrar em contato através do e-mail uspsc.chapter.spie@gmail.com

Imagem: da esquerda, Ilaiáli e Carolina