4 de maio de 2016

Diretor da FAPESP é nomeado conselheiro

O diretor científico da FAPESP, Carlos Henrique de Brito Cruz, foi nomeado novo membro do conselho de governança da Universidade das Nações Unidas (UNU).

Brito Cruz foi nomeado para o cargo pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, e pela diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Irina Bokova, junto com outros 11 novos membros.

Eles assumiram o cargo em 3 de maio, para um mandato de três a seis anos, substituindo o conselho anterior cujo mandato durou de 2010 a 2016.

As principais funções do conselho da UNU são formular os princípios e políticas da universidade, governar suas operações e considerar e aprovar o seu orçamento bianual, bem como o programa de trabalho.

Os membros atuam com suas capacidades individuais (não como representantes do governo de seu país) e são selecionados com base no objetivo de atingir um equilíbrio geográfico e de gênero, considerando as mais importantes tendências acadêmicas, científicas, educacionais e culturais, assim como os campos de expertise de cada membro.