26 de maio de 2014

Mogiana Jazz Band no 20º aniversário do IFSC-USP

O IFSC-USP recebeu no dia 26 de maio, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, cerca das 20h30, um fantástico concerto com a Mogiana Jazz Band, o primeiro evento cultural inserido nas comemorações do 20º aniversário do Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo, efeméride que se prolongará até maio de 2015.jazz-band200

Realizado pelo Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP e sob a regência do maestro José Gustavo Julião de Camargo, o repertório do concerto integrou-se no tema Coisas na Mogiana – Uma homenagem a Moacir Santos, considerado pelos críticos e pesquisadores musicais como um dos principais arranjadores e compositores brasileiros.

Moacir Santos nasceu em 1923, na cidade pernambucana de São José do Belmonte e começou cedo sua história musical, quando passou a fazer parte da banda da cidade Flores do Pajeú, em pleno sertão pernambucano, aos 14 anos, tocando saxofone, clarinete e trompete, entre outros instrumentos.

Moacir foi MOACIR200músico da Polícia Militar da Paraíba, tocou saxofone na JazzBand Rádio Tabajara e em 1948 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou por 18 anos como saxofonista, arranjador e maestro na gafieira Clube Brasil Danças. Na Rádio Nacional, trabalhou entre 1951 e 1967, tendo-se mudado posteriormente para os EUA.

Moacir Santos teve aulas de teoria musical com o compositor brasileiro Guerra Peixe e com o musicólogo e compositor alemão Hans Joachim Koellreutter, de quem se tornou assistente. Com o prestígio alcançado no Brasil, gravou em 1965 o seu primeiro álbum solo, intitulado Coisas.

Participaram neste extraordinário concerto cerca de vinte músicos (flautas, saxofones, clarinetas, trombones, trompetes, piano, percussão, bateria, contrabaixo e guitarras).