19 de outubro de 2019

Dia 19 de outubro – Feira de Ciência e Tecnologia da USP – 2019

Imagem da edição de 2018

O  Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CEPOF/IFSC) sediado no Instituto de Física de São Carlos, realiza no próximo dia 19 do corrente mês, no Salão de Eventos da Área-1 do Campus USP de São Carlos, entre as 10h00 e as 17h00, a Feira de Ciência e Tecnologia da USP – 2019, este ano subordinada ao tema A Ciência e a Tecnologia no desenvolvimento de uma sociedade, um evento gratuito e aberto ao público.

A Feira, fruto de uma parceria entre o Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CEPOF/IFSC) e a Diretoria de Ensino – Região de São Carlos, receberá estudantes e professores de sete municípios vizinhos, além do público geral. No total, serão mais de oitenta Clubes de Ciências criados nas escolas públicas estaduais.

A Feira já é uma tradicional na região, recebendo, em média, cerca de seis mil visitantes por evento. Em fase preparatória, os Clubes de Ciências desenvolveram, ao longo do ano, experimentos com o kit computacional Arduino e receberam capacitação ministrada pela Coordenadora de Difusão Científica do CEPOF, Dra. Wilma Barrionuevo.

Nas semanas finais, o projeto teve a contribuição do INCT-InSAC, em ações promovidas pelo Prof. Marco Henrique Terra, Rosane Aranda (SEL-EESC-USP) e por monitores ligados aos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação da USP, em uma parceria EduSCar* – “Educação de Qualidade para Todos”.

Capacitação dos Clubes de Ciências, ministrada pela Coordenadora de Difusão Científica do CEPOF, Dra. Wilma Barrionuevo

Além da apresentação dos oitenta Clubes de Ciências, com o kit computacional Arduino, a Feira contará ainda com o “Ônibus/Laboratório Itinerante” do CEPOF/ONG Mãe Natureza, através do tema “Educando sobre as Águas”, o Planetário Itinerante do CEPOF, trazendo o filme sobre o Nascimento do Sistema Solar, Show da Física, promovido pelo Laboratório de Ensino do IFSC/USP, uma Mostra de Robótica CROB – InSAC, Oficina do IQSC/USP subordinada ao tema “Meu dia com abelhas nativas sem ferrão” e as incríveis atividades lúdicas do SPIE Chapter.

Durante o evento, os trabalhos dos jovens alunos serão avaliados por uma comissão julgadora, coordenada pelo Prof. Sebastião Pratavieira (IFSC/USP), sendo que no final do evento quarenta Clubes serão contemplados com troféus e medalhas. Todas as escolas participantes receberão troféus.

Plantões de Dúvidas realizados na Diretoria de Ensino, com a contribuição de monitores ligados aos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação da USP

Os coordenadores gerais do evento são: Vanderlei Bagnato, Débora Costa Blanco, Wilma Barrionuevo, Marilia Faustino da Silva, Sebastião Pratavieira, Euclydes Marega Jr., Claudio Bretas, Sergio Henrique Leme de Mattos e professores e pesquisadores do CEPOF/IFSC/USP.

(Com informações de Wilma Barrionuevo – CEPOF)

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP