14 de junho de 2016

“Ciência às 19 horas” no IFSC/USP

Com a palestra subordinada ao tema A Grande Aceleração: Vetores de aceleração da tendência ao colapso socioambiental no Antropoceno, realiza-se no próximo dia antropo14 de junho, a partir das 19 horas, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas” (IFSC/USP), mais uma edição do programa Ciência às 19 horas, com a participação do Prof. Luiz César Marques Filho, docente do Departamento de História / Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

A engrenagem expansiva do capitalismo está levando à falência as estruturas de sustentação e da funcionalidade dos ecossistemas. Diferindo dos colapsos civilizacionais anteriores, o colapso que se desenha à frente é global e ocorre no nível mais amplo da biosfera, da qual as sociedades humanas, tanto quanto as demais espécies, dependem existencialmente.

O Antropoceno, a nova época geológica em que ingressamos, caracteriza-se pelo que se tem chamado A Grande Aceleração.

Quebrar recordes anuais de emissões de gases de efeito estufa, de temperatura, de desmatamento, de retrações de geleiras, de elevação do nível do mar e de diminuição da biodiversidade, tornou-se agora a norma.

Por outro lado, a compreensão de que a economia é um subsistema da ecologia, não está avançando no tabuleiro político global.

Capitalismo e colapso ambiental permanecem duas faces de uma mesma moeda. Não se pode conservar um, sem sofrer as consequências do outro.

Este evento tem entrada livre.