24 de abril de 2017

Marcha pela Ciência mobiliza sociedade em São Carlos

Cartazes estampados com frases que defendiam a importância da ciência – e também da tecnologia e educação – chamavam a atenção de pedestres e motoristas que passavam próximo à Praça dos Universitários, na manhã de 22 de abril, quando dezenas de pessoas, em especial pesquisadores, participaram da Marcha pela Ciência em São Carlos.

Iniciada nos Estados Unidos com o intuito de alertar a sociedade a respeito da importância do apoio ao desenvolvimento científico, a Marcha decorreu em outras cidades brasileiras e do exterior, na citada data, em que se comemora o Dia Internacional da Mãe Terra.

Em São Carlos, as atividades foram idealizadas pelos Profs. Drs. Glaucius Oliva e Vanderlei Bagnato, ambos do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), e envolveram discursos de lideranças científicas que abordaram, por exemplo, o papel fundamental da ciência na melhoria da qualidade de vida e a importância de maior investimento de verbas públicas em instituições de ensino e pesquisa do país.

GLAUCIUS_MPC-2017_500

Para Glaucius Oliva, mais do que mostrar que a ciência está presente na vida de cada pessoa e que somos o que somos em razão do desenvolvimento científico, que por sua vez contribui enormemente tanto para a melhoria da saúde e tecnologia como para o acesso à alimentação, a Marcha em São Carlos teve como intuito destacar que o Brasil criou um sistema nacional de ciência e tecnologia que, embora seja pujante, ativo e esteja crescendo (os números da produção científica, de mestrados e doutorados, e de universidades têm aumentado), corre risco, haja vista que os valores dos recursos disponíveis para a ciência nacional têm sido reduzido nos últimos anos. “Este ano, o orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações [MCTI] corresponde a menos de um terço do que ele era nos últimos cinco anos. Isso é grave, porque a ciência está sendo desmontada. Então, é importante que a sociedade nos apóie, para que consigamos convencer a classe política de que, sem ciência e tecnologia, esse país não vai pra frente”, disse o docente à Assessoria de Comunicação do IFSC/USP.

Abaixo, veja algumas imagens do evento que aconteceu em São Carlos:

YVONNE_MASCARENHAS_500

Profa. Dra. Yvonne Primerano Mascarenhas (IFSC/USP)

TUNDISI_500

Prof. Dr. José Galizia Tundisi (Instituto Internacional de Ecologia – IIE)

MARCO_AURLIO_500

Dr. Marco Aurélio Carneiro Meira Bergamaschi (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA)

YVONNE_MARIA_500

Dra. Yvone Maria Mascarenhas (Sapra Laundauer)

JOO_FERNANDES_500

Prof. Dr. João Batista Fernandes (Pró-Reitor de Pesquisa da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar)

EUCLYDES_500