2 de novembro de 2015

Developing tools for algal biotechnology

Em 30 de outubro, na Área II do Campus USP São Carlos, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) realizou um Seminário Especial, no qual a Profa. Alison Smith, do Department of Plant Sciences, da University of Cambridge, Reino Unido, dissertou sobre o tema Developing tools for algal biotechnology.

As algas têm grande potencial como matéria-prima para uma ampla gama ALISON_SMITH-300de aplicações biotecnológicas, mas para explorá-las plenamente é preciso manipulá-las geneticamente, de uma forma previsível e controlável.

Nesse seminário, a docente falou sobre seu grupo de pesquisa, onde foram estabelecidos protocolos de biologia sintética, para permitir a rápida montagem de diferentes elementos genéticos (como, por exemplo, região codificante, elementos reguladores, etc.), nos quais peças padrões podem ser utilizadas em qualquer sistema para gerar resultados previsíveis.

Com esta abordagem, o grupo da Profa. Alison investigou a atividade de regiões não traduzidas (UTRs) de transgenes introduzidos na alga Chlamydomonas reinhardtii. Por exemplo, para a região 3’UTR, uma variação de 10 vezes na expressão do transgene e na estabilidade foi observada com sequências diferentes.

A dissecção das principais características desses elementos de controle genético tem facilitado a sua aplicação na engenharia metabólica de vias biossintéticas para gerar produtos de alto valor.