18 de julho de 2021

Desvendando a estrutura molecular de proteínas do vírus SARS-CoV-2

Na sequência do trabalho desenvolvido pelos pesquisadores do IFSC/USP, André Godoy e Aline Nakamura, em setembro de 2020 (VER AQUI) no acelerador síncrotron (SIRIUS) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), onde analisaram duas centenas de cristais de proteínas do vírus SARS-CoV-2 no sentido de desvendar a estrutura molecular dessas proteínas, os dois jovens pesquisadores viram agora seus estudos e resultados serem publicados na conceituada revista científica Journal of Molecular Biology.

Este trabalho é o primeiro com dados do SIRIUS, o novo acelerador de partículas brasileiro, e nele os pesquisadores descrevem o mecanismo molecular pelo qual a principal protease de SARS-CoV-2 se auto-processa para se tornar ativa, sendo que no final do artigo há uma animação que exemplifica todo o processo.

Para conferir este importante trabalho intitulado A Crystallographic Snapshot of SARS-CoV-2 Main Protease Maturation Process, clique na figura abaixo.