9 de junho de 2015

Desenvolvimento de aparelho 100% brasileiro

IRMFIT-200Daniel Consalter, que é aluno de doutorado do CIERMag*, do Grupo de Ressonância Magnética do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), gerenciou o desenvolvimento do Specfit, primeiro espectrômetro comercial de ressonância magnética nuclear (RMN), 100% brasileiro. O equipamento, fabricado pela Fine Instrument Technology (FIT), foi lançado no final do mês de maio e já está instalado no Núcleo Interdisciplinar de Dinâmica dos Fluidos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NIDF/UFRJ), sendo que um dos componentes do referido espectrômetro também foi adquirido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, de São Carlos.

Esse equipamento, um relaxômetro – sistema capaz de executar medidas analíticas -, nasceu através de um projeto aprovado em R$ 1,8 milhão pela FINEP e é constituído por um console – o “cérebro” que controla inteiramente o aparelho -, além de bobina, amplificador, magneto, entre outros componentes.

Segundo Daniel Consalter, que DANIEL_CONSALTER_350além de doutorando do IFSC/USP é gerente de projetos da FIT, o citado espectrômetro pode ser aplicado em diversos setores, seja no alimentar, petrolífero, ou de saúde. No que se refere aos alimentos, o Specfit é capaz de analisar a qualidade de azeite ou a quantidade de frutas em sucos industrializados, além de executar outras medições de líquidos em diversos produtos. Utilizando o nosso aparelho, foi possível descobrir que a diferença entre uma geléia diet e normal estava na quantidade de água. A diet, por exemplo, tinha mais água, o que diminuiu a porcentagem de caloria e açúcar, explica ele.

Esse espectrômetro também pode ser aplicado no processo de extração de petróleo, na análise de rochas, bem como na área de biodiesel. O Specfit é voltado aos pesquisadores e são eles que definem qual será a aplicação do espectrômetro, diz Consalter, acrescentando que a empresa firmou recentemente um convênio com o IFSC/USP, por meio do Sistema Brasileiro de Tecnologia – SIBRATEC, com o intuito de desenvolver equipamentos voltados à área médica. Através dessa parceria, a FIT e o CIERMag darão, juntos, os primeiros passos para a elaboração de um equipamento médico nacional de imagens via ressonância magnética.

EQUIPE_500

Equipe e o aparelho da FIT

Futuros projetos da FIT

Através de um novo projeto aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, a FIT já está fabricando um novo equipamento voltado a imagens de pequenas amostras, que deverá ser utilizado em laboratórios de ensino universitários.

Com a colaboração do Dr. Giancarlo Tosin, que atuou durante vinte e um anos como chefe do departamento de ímãs do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron – LNLS, em Campinas, São Paulo, o doutorando do IFSC deverá desenvolver um novo equipamento de ressonância magnética com magnetos nacionais, já que essas peças normalmente são fabricadas no exterior. O Tosin tem elaborado desenhos inovadores de magnetos para ressonância magnética, então, a expectativa é de que tenhamos esse novo aparelho daqui a alguns meses, revela ele.

Consalter diz que ainda há um preconceito com equipamentos nacionais. Por isso, espera que a FIT receba o apoio da comunidade científica, para que a empresa possa continuar oferecendo suporte aos pesquisadores e se consolidar no mercado como desenvolvedora de tecnologia de ponta em ressonância magnética, suprindo parte da excelente mão de obra existente no país.

*Centro de Imagens e Espectroscopia in vivo por Ressonância Magnética.