25 de novembro de 2016 - Dr. Nicolau Beckmann (Novartis Institutes for BioMedical Research - NIBR)

De Anatomia a Função, de Diagnose a Terapias: Imagens (Moleculares) em Farmacologia

Desenvolvimento de um novo fármaco é um processo longo e pleno de desafios.Colloquium_Diei-loguinho

Quanto mais informação se dispõe sobre o(s) mecanismo(s) de uma doença, maior é a probabilidade de encontrar uma terapia apropriada.

Por outro lado, o quanto melhor e mais cedo uma enfermidade puder ser diagnosticada, maiores são as chances de poder interferir no processo patológico com uma entidade química ou biológica.

Esta premissa estabelece a base para o uso de técnicas de imagens no campo da farmacologia. A relevância dessas técnicas para a obtenção e quantificação de informação anatômica, funcional, metabólica ou molecular no contexto da pesquisa farmacológica in vivo será discutida e ilustrada através de exemplos oriundos de diferentes especialidades, da neurologia à oncologia.