2 de maio de 2017

Da deriva continental às placas tectônicas

O conhecimento sobre como nosso planeta funciona e como nossa vida é afetada por este funcionamento dinâmico e cada vez melhor caracterizado e compreendido, será a base da palestra subordinado ao tema Da deriva continental às placas tectônicas: como trabalham o planeta e a ciência, inserida em mais uma edição do programa Ciência às 19 horas, que ocorrerá no próximo dia 16 de maio, pelas 19 horas, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas “(IFSC/USP).

A palestrante será Maria Cristina Motta de Toledo, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP), que dissertará não apenas sobre o que se conhece hoje acerca das placas tectônicas, seus movimentos, seus efeitos e conexões com outros processos da Natureza, mas de como esse conhecimento foi adquirido, por meio de uma longa evolução de observações, reflexões e discussões, utilizando o método científico.

A teoria da Tectônica de Placas tem sido cada vez mais divulgada nos meios de comunicação e verifica-se um interesse crescente com relação aos detalhes dos processos dinâmicos envolvidos e também com relação às razões pelas quais esta teoria encontra-se tão fortemente estabelecida.

Um palestra que terá o intuito de compreender melhor como o planeta se tornou o que é hoje.

A entrada para esta palestra é gratuita e aberta à sociedade.