8 de outubro de 2013

Curso: Design and Optimization of Pharmaceutical Solid Forms

Promover um aprofundamento nos tópicos relacionados ao desenvolvimento, produção e caracterização de novas formas sólidas de insumos farmacêuticos ativos, apresentar os aspectos teóricos das diferentes técnicas de caracterização e as noções básicas da interpretação dos resultados obtidos por meio dessas metodologias. Sumariamente, estes são os principais objetivos do curso subordinado ao tema Design and Optimization of Pharmaceutical Solid Forms: Theory, Techniques and Application, que acontece no IFSC entre os dias 07 e 11 de outubro, com a presença de destacados pesquisadores convidados.

JAVIEROrganizado pelo docente e pesquisador do Instituto de Física de São Carlos, Prof. Dr. Javier Ellena, este curso tem uma carga horária correspondente a 40 horas, apresentando uma abordagem direta aos diversos aspectos voltados à área de modificações sólidas de insumos farmacêuticos, bem como a propriedade intelectual de novos fármacos comerciais e as diferentes técnicas de caracterização, como, por exemplo, difração de Raios-X em pó, análise térmica, calorimetria diferencial de varredura termigravimétrica, espectroscopia vibracional no Infravermelho e no Raman, Ressonância Magnética Nuclear, entre outras, promovendo e facilitando a interação entre os palestrantes e os estudantes.

No decurso da abertura deste evento, Javier Ellena referiu que o curso será uma experiência muito grande não só em relação à pesquisa, mas também à interação com aplicações, tendo incentivado os estudantes a participarem, a questionarem os palestrantes e a apresentarem suas dúvidas, no sentido de melhorarem seus trabalhos de pesquisa, tendo aproveitado o momento para agradecer ao IFSC, a todos os docentes que colaboraram com o projeto e às empresas patrocinadoras.

A palestra de abertura deste curso esteva a cargo do Prof. Joel Bernstein, da NYUAD-USA – New York University of Abu Dhabi – USA, com tema Polymorphism: Introduction and historical Background.BERNSTEIN

Fazem parte deste curso, os seguintes docentes: Joel Bernstein (NYUAD-USA – New York University of Abu Dhabi – USA), Alejandro Pedro Ayala (Departamento de Física, Universidade Federal do Ceará – UFC), Tiago Venâncio (Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos), Hamilton Napolitano (Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Goiás) e Antonio Carlos Doriguetto (Departamento de Ciências Exatas da Universidade Federal de Alfenas- UNIFAL).