1 de março de 2011

Curso de formação de professores já registra número recorde de inscritos

sta é a última semana de inscrições para o curso de formação de professores em Física Moderna e Contemporânea para o Ensino Médio. O curso abordará o tema “Física de Partículas e Raios Cósmicos” e oferece 30 vagas para PCOPs, professores da rede estadual de São Paulo e graduandos em licenciaturas.

Até o presente momento, a comissão organizadora do curso registrou mais de 440 inscritos interessados em uma vaga, número que supera a relação candidato/vaga de qualquer curso de formação inicial de professores de Física. Essa estatística indica o reconhecimento do Instituto de Física de São Carlos como uma referência para profissionais da área e a grande demanda existente na região por cursos de formação continuada.

Estes inscritos passarão por uma seleção que ocorrerá entre os dias 5 e 9 de março, e a lista dos 30 aprovados será divulgada no dia 10.

Para preencher sua ficha de inscrição, que estará disponível até o dia 4 de março, visite o site http://www.cursosredepublicaifsc.blogspot.com/. Na página você também encontra sugestões de leitura para o acompanhamento do curso.

O curso

As atividades, que serão realizadas no Instituto de Física de São Carlos, terão início no dia 19 de março e terão continuidade até o dia 14 de maio.

A proposta surgiu com a idéia de complementar a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, que inclui a Física Moderna no ensino de Física, o que foi considerado um grande passo para a educação, já que tópicos relacionados à Física Moderna têm sido intensamente discutidos no meio acadêmico.

Pensando nisso, o programa abordará assuntos como os vários tipos de modelos atômicos, radiações alfa, beta, gama e raios-X, quarks e suas propriedades estranhas, detectores, LHC, matéria e anti-matéria, as famílias das partículas e especialmente raios cósmicos.

Com este curso, espera-se formar professores multiplicadores do conteúdo de Física, que auxiliem na implementação da Proposta Curricular do Estado de São Paulo e desenvolvam subsídios para que os alunos melhor compreendam o mundo que os cerca e possam explorar suas potencialidades para atuar em favor da sociedade em que vivemos.

Data: 01 de março