3 de outubro de 2019

Criado projeto “LOLA” para combater doenças negligenciadas

Prof. Adriano Andricopulo (IFSC/USP)

A USP e o Instituto de Química da UNICAMP, em estreita parceria com a Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDI), participam do designado projeto LOLA (Otimização de Líderes América Latina), que irá contribuir para a identificação de novos compostos para medicamentos contra as denominadas “doenças negligenciadas”, ou seja, doenças endêmicas que atacam comunidades de baixa renda, com baixo poder aquisitivo, e que por isso desestimula o investimento da indústria farmacêutica em desenvolver novos medicamentos, já que não traz lucros. Falamos de doenças perfeitamente tratáveis e curáveis, como são os casos da esquistossomose, dengue, leishmaniose, doença de Chagas, entre outras.

O projeto LOLA foi criado tendo em atenção as doenças negligenciadas mais comuns em climas tropicais, e o seu foco é, ao identificar uma molécula promissora, os pesquisadores a submeterem a uma série de experimentos para determinar se ela pode ser utilizada na criação de um medicamento.

O CIBFar (CEPID-FAPESP) – Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos, sediado no IFSC/USP e coordenado pelo Prof. Glaucius Oliva, é uma das estruturas inserida no LOLA, constituindo uma iniciativa resultante de projetos de pesquisa colaborativos, que envolve o Laboratório de Química Medicinal e Computacional e o Laboratório de Biofísica Molecular do IFSC/USP, o Núcleo de Bioensaios, Biossíntese e Ecofisiologia de Produtos Naturais do Instituto de Química da UNESP,os Laboratórios de Síntese Orgânica do Instituto de Química da UNICAMP,os Laboratórios de Produtos Naturais e Síntese Orgânica do Departamento de Química da UFSCar e o Laboratório de Produtos Naturais – da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto.

Em um vídeo realizado pela USP e publicado no Jornal da Universidade de São Paulo, vários pesquisadores comentam as características do LOLA, entre eles o Prof. Adriano Andricopulo (IFSC/USP), coordenador da área de inovação do CIBFar.

Clique AQUI para assistir o vídeo

(Com informações e foto do Jornal da USP)