2 de outubro de 2015

Cravo e viola caipira acompanham soprano

No âmbito da Exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente, que ocorre até dia 23 de outubro no Teatro Municipal de São Carlos, realiza-se no próximo dia 06 de outubro, naquele espaço cultural, a partir das 20 horas, um concerto com Professores do Departamento de Música da USP – Ribeirão Preto, com a participação do Prof. Rubens Russomanno Ricciardi (cravo), José Gustavo Julião de Camargo (viola caipira) e Yuka de Almeida Prado (soprano).

O programa deste importante concerto está organizado da seguinte forma:

Lição, da autoria de Marcos Antônio da Fonseca Portugal (1762-1830);

Fantasia / Lição / Anônimo, – folclore do Vale do Jequitinhonha com arranjo para Viola Caipira de João Paulo Amaral / Beira mar, de José Maurício Nunes Garcia (1767-1830);

Suite Matinada / I – Marruá / II – Somos que vamos / III – Revoredo, da autoria de José Gustavo Julião de Camargo (1961);

Acalanto da Rosa, de Claudio Santoro (1919-1989);

A Floresta do Amazonas / Melodia Sentimental / Anônimo – obras coletadas por Von Martius e Spix Viagens pelo Brasil, 1817- 1820, editadas em Munique (1826), por Theodor Lachner / I – Acaso são estes / II – Uma mulata bonita, da autoria de Heitor Villa-Lobos (1887-1959);

Quem Sabe? – Modinha, da autoria de Antônio Carlos Gomes (1836-1896)

Yuka de Almeida Prado graduou-se em Canto pela Faculdade Kunitachi, em Tóquio, onde se especializou também no Centro de Pesquisa de Canções Japonesas e Francesas (Nichifutsu Kakyoku Kenkyūjō). É doutora pela ECA-USP. Especificamente como camerista tem apresentado um vasto repertório da canção brasileira e japonesa, assim como as primeiras audições de compositores brasileiros contemporâneos nos mais importantes teatros do Brasil. Com o violonista Gustavo Costa e como membro do Ensemble Mentemanuque vem realizando apresentações na Suiça, Alemanha, Itália e Estados Unidos. Em Ribeirão Preto, participou das montagens das óperas Rigoletto, em 2007 e La Bohème, em 2010, como solista. É professora de canto e do Departamento de Música da FFCLRP-USP e membro do NAP-CIPEM.

José Gustavo Julião de Camargo atuou na Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e se formou pela UNICAMP. Já atuou como professor visitante em diversas escolas de música na Itália (Faenza, Ferrara, Cosenza, Perugia e Campobasso). É compositor de obras para teatro, vocal e instrumental, coral e sinfônico. Destacam-se a cantata Ode a Zumbi, comandante guerreiro, para coro e orquestra; a ópera Café – em três atos, para coro e orquestra, esta última com libreto de Mário de Andrade; e, estreado recentemente, o Concerto para viola caipira e orquestra. É orientador de estruturação musical no Departamento de Música da FFCLRP-USP, maestro assistente da USP-Filarmônica e maestro titular da Banda Mogiana.

Rubens Russomanno Ricciardi é professor titular e chefe do Departamento de Música da FFCLRP-USP é compositor, maestro, pianista e musicólogo, graduado pela ECA-USP com especialização pela Universidade Humboldt de Berlim. É fundador do Curso de Música pela USP em Ribeirão Preto, fundador e diretor artístico do Ensemble Mentemanuque e da USP-Filarmônica, bem como Diretor artístico do Festival Música Nova Gilberto Mendes, coordenador científico do NAP-CIPEM e responsável pelo Centro de Memória das Artes pela FFCLRP-USP. É curador da Temporada de Música de Câmara no Theatro Pedro II e das séries Concertos USP – Prefeitura de São Carlos (IFSC-USP) e Direito tem Concerto (FDRP-USP). Sua obra sinfônica Candelárias foi premiada no México.

O IFSC/USP está realizando esta importantíssima atividade cultural em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos, através da Coordenadoria de Artes e Cultura, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, e a Diretoria de Ensino – Região de São Carlos – Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo.

Além dessas parcerias, a Exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente está contando com o apoio fundamental da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, do Grupo Gestor das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus USP de São Carlos e do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP (FFCLRP/USP).

As entradas para este concerto são gratuitas, mediante apresentação de convites que serão distribuídos à partir das 10 horas, na bilheteria do Teatro Municipal de São Carlos.