22 de julho de 2020

COVID-19 – Capes financiará projeto de pesquisa do IFSC/USP

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) vai financiar 17 projetos da USP dentro do Programa de Combate a Epidemias. O resultado dos editais foi divulgado no dia 16 do corrente mês e entre esses projetos está uma pesquisa do IFSC/USP, coordenada pelo Prof. Valtencir Zucoloto, inserida na área de Fármacos e Imunologia, denominada Desenvolvimento de Novos Fármacos Antivirais para o Tratamento da COVID-19.

O programa consiste em conjunto de ações de apoio a projetos, pesquisas e formação de recursos humanos para enfrentar a COVID-19 e estudar temas relacionados a endemias e epidemias. Duas dimensões estruturam o programa: Ações Estratégicas Emergenciais Imediatas e Ações Estratégicas Emergenciais Induzidas em Áreas Específicas.

Segundo a Capes, 109 projetos foram selecionados, divididos em três editais, a saber: Epidemias, Fármacos e Imunologia e Telemedicina e Análise de Dados Médicos.

O programa contribuirá para a produção de ciência voltada para um fim específico, no caso, o combate e prevenção à COVID-19, sendo que, em decorrência, haverá a formação de pessoas altamente qualificadas para atuarem, nas áreas abarcadas, como doenças infecciosas em geral e, especialmente, no contexto de endemias e epidemias.

Mais de 70 projetos da USP se inscreveram no programa. Os 17 projetos aprovados receberão, no total, recursos da ordem de R$ 2,6 milhões. Além disso, a Capes custeará 153 bolsas para estudantes de pós-graduação e pós-doutorandos – seis bolsas para alunos de mestrado, 58 para doutorado e 89 bolsas para pós-doutorandos.

“A Pró-Reitoria de Pós-Graduação considera que o apoio recebido pela Capes aos projetos de combate à epidemia se transformará, em futuro próximo, em resultados objetivos para a população brasileira e, certamente, poderemos entender melhor e combater com mais qualidade a covid-19”, destacou o pró-reitor de Pós-Graduação da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, em declarações ao Jornal da USP.

Confira, a seguir, a relação dos projetos contemplados.

(Com informações e imagens – Jornal da USP)