9 de outubro de 2015

Correcting the ‘self-correcting’ Mythos of Science

Em mais uma edição do Colloquium diei que aconteceu no dia 09 de outubro, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o Prof. Dr. Douglas Allchin, da University of Minnesota (EUA), ministrou a palestra Correcting the ‘self-correcting’ Mythos of Science, na qual falou sobre o aspecto de auto-correção da ciência.

Doulgas_Allchin_300Ele explicou que os cientistas examinam os trabalhos uns dos outros de maneira cética e tentam repetir descobertas importantes, expondo erros latentes. Embora a ciência seja baseada em tentativas, Douglas disse que ela aparenta ter um sistema para corrigir os erros que aparecem – fator que justifica sua autoridade. Neste colóquio, além de ter enfatizado que alguns erros permanecem sem correções por longos períodos, o pesquisador listou cinco casos de observações históricas, os quais reafirmam a necessidade de se repensar nos mitos da auto-correção.

Fundada em 1851, a University of Minnesota oferece cursos de nível superior nas áreas de ciências biológicas, educação continuada, odontologia, design, direito, artes, medicina, saúde pública, ciências e engenharias, desenvolvimento humano e educacional, entre outras.

Para saber mais sobre o palestrante, clique AQUI.