10 de outubro de 2016

Coral do ICMC se apresenta no IFSC/USP

Na noite de 7 de outubro, o Coral do ICMC* se apresentou no Auditório “Professor Sérgio Mascarenhas”, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), tendo encerrado as atividades culturais da 6ª edição da Semana Integrada do Instituto de Física de São Carlos – SIFSC-2016.

Sob a regência do maestro Sergio Alberto de Oliveira, os cerca de 60 integrantes do Coral interpretaram as canções O Trenzinho do Caipira (Heitor Villa-Lobos), Dindi (Tom Jobim), Falando de Amor (Tom Jobim), Amazing Grace (John Newton), All of Me (John Legend) e Skyfall (Adele), numa apresentação que marcou o primeiro aniversário da atual formação do grupo.

O Coral é integrado por pessoas da comunidade uspiana e de São Carlos que, semanalmente, se reúnem para realizar reuniões e ensaios gerais e de naipes – nestes, os ensaios não são feitos com o coro completo, mas, sim, com o coral dividido entre cada subgrupo, como dos sopranos, contraltos, tenores e baixos -, que ocupam mais de 10 horas de trabalho, a cada semana.

Regente do Coral da USP em Ribeirão Preto, Sergio Alberto destacou o crescimento do Coral do ICMC, constatado tanto pelo maestro como pelos integrantes do coro, ao longo de um ano de ensaios e apresentações, que demandaram esforço e trabalho contínuos. “Eu fico muito contente, porque os integrantes do Coral do ICMC perceberam que sempre podemos evoluir, aprender e aperfeiçoar a cada música que apresentamos. Isso resulta num trabalho que fica cada vez mais sofisticado, mais complexo, mais bonito, mais emocionante”.

SERGIO_1_500

Para Sergio, esse crescimento do grupo é o resultado de um trabalho árduo e importante de humanização, haja vista a habilidade que o coro – assim como as demais atividades artísticas – oferece de percepção de sutilezas e profundidades de sensações dos artistas.

Embora seja capaz de emocionar a platéia, novas propostas e o aprimoramento técnico são características continuamente repensadas pelo grupo, que se prepara para enfrentar novos desafios, como, por exemplo, a possibilidade de participar de encontros que reúnem corais do país e do exterior.

“A Universidade vive um momento bastante difícil, em termos financeiros, mas há um desafio para que possamos participar de encontros com outros corais, para nos recriarmos. Para isso, dependemos de dinheiro; dependemos de verba e apoio. Então, as instituições ligadas ao grupo precisam estar convencidas de que a nossa participação nesses eventos é importante, para que o nosso trabalho seja representativo não só dentro da USP, mas também fora dela”, concluiu o maestro, que ocasionalmente leva corais para outros estados e, inclusive, países.

Abaixo, confira algumas imagens da apresentação:

CORAL_1_500

CORAL_2

CORAL_3_500

CORAL_4_500

CORAL_5_500

CORAL_6_500

CORAL_7_500

*Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP em São Carlos.