Notícias

13 de abril de 2017

Conselheiro da EMBRAPII e Vice-Presidente da ABC visitam o IFSC

Fachada_nova_250Em 21 de março, o ex-CEO e atual Conselheiro do Grupo Ultra* e Presidente do Conselho da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII)**, Dr. Pedro Wongtschowski, visitou alguns laboratórios do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) nas Áreas I e II do Campus USP São Carlos. O líder empresarial esteve acompanhado pelo Prof. Dr. João Fernando Gomes de Oliveira, docente da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), Vice-Presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e um dos fundadores da EMBRAPII.

Antes de visitarem os laboratórios dos Grupos de Óptica, Ressonância Magnética, Bioenergia e de Cristalografia do IFSC/USP, Wongtschowski e Oliveira se encontraram com o Diretor do IFSC/USP, Prof. Dr. Tito José Bonagamba, que realizou uma apresentação acerca de algumas peculiaridades da Unidade, tendo enfatizado a característica inter e multidisciplinar do Instituto, cujo corpo docente é integrado tanto por físicos como por especialistas de outras áreas do conhecimento; e que envolve tanto pesquisas teóricas como experimentais. “Nos últimos anos, nossos pesquisadores têm trabalhado intensamente não somente com aspectos de pesquisa básica teórica e experimental, mas também com desenvolvimento e inovação”, disse ele, enfatizando a interação que há entre os diversos grupos de pesquisa da Unidade, bem como o sucesso do IFSC/USP na obtenção de recursos financeiros para o desenvolvimento de suas pesquisas.

TITO_500

O Prof. Bonagamba também comentou sobre os Laboratórios de Ensino de Física (LEF’s) do IFSC/USP, que envolve grandes esforços de vários técnicos e docentes, oferecendo cursos de físicas clássica e moderna, biologia, eletrônicas analógica e digital, microprocessadores, física computacional, entre outras disciplinas; ressaltou a atuação do IFSC/USP na consolidação de importantes setores educacionais e de pesquisa, desenvolvimento e inovação em São Carlos, destacando a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Fundação Parque Tecnológico de São Carlos (ParqTec), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Instrumentação), a Opto Eletrônica, os Laboratórios de Física da Escola de Engenharia de Lorena (EEL/USP) e o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC). A atuação de egressos do Instituto na indústria e as atividades científicas, educacionais e culturais, promovidas pela Unidade em prol da Sociedade, também foram enfatizadas na apresentação.

JOO_500

Prof. João Fernando

PEDRO_500

Dr. Pedro Wongtschowski

Wongtschowski, por sua vez, elogiou a capacidade do IFSC/USP de estabelecer parcerias com todas as áreas acadêmicas. “Fiquei muito impressionado com a abrangência das ações do Instituto, e da capacidade que ele teve ao longo do tempo de se integrar com o setor industrial”, enfatizou ele, que é egresso da Escola Politécnica da USP, sendo também conselheiro de vários outros órgãos, como da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI).

GLAUCIUS_500

O Prof. Dr. Glaucius Oliva, docente do Grupo de Cristalografia do IFSC que também acompanhou Wongtschowski e João Fernando na visita, disse que a vinda de Wongtschowski à cidade de São Carlos, especialmente à Unidade, foi um evento importante, haja vista que São Carlos provê um ambiente de ciência e inovação de altíssimo nível. “É importante que as lideranças empresariais do Brasil entendam que a USP tem condições de ser um grande motor da inovação do país, e acredito que o Campus USP São Carlos é um exemplo disso. E Wongtschowski pôde analisar esse exemplo”.

Para o Prof. Tito Bonagamba, Wongtschowski integra o mais alto nível do setor industrial, reconhecendo a importância da academia. “É fundamental que pessoas como o Dr. Pedro Wongtschowski conheçam o ecossistema do IFSC/USP, que envolve pesquisa básica teórica, experimental e aplicada, resultando em desenvolvimento e inovação”, disse o diretor da Unidade, acrescentando que essa interação entre lideranças empresariais e a academia é fundamental para que se possa expandir a visão que se tem do papel da Universidade, no desenvolvimento industrial do País.

*Companhia que atua nas áreas de fármacos, combustíveis e lubrificantes, derivados de eteno, armazenamento de granéis líquidos, e distribuição de gás;

**Subordinada ao Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), a EMBRAPII coopera com instituições de pesquisa científica e tecnológica, com a finalidade de fortalecer a inovação brasileira, compartilhando riscos de projetos com companhias.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..