13 de dezembro de 2018

Conferindo o “Microsoft Excel para Cientistas” – Canal “Oficiência”

O principal objetivo de gravar os vídeos que compuseram a playlist Microsoft Excel para Cientistas, do Canal Oficiência, foi apresentar para os interessados uma ferramenta simples e largamente disponível que, diferentemente do que muitos pensam, é capaz de fazer muito mais coisas do que apenas organizar dados ou realizar cálculos simples.

As versões mais atuais da ferramenta, que evoluíram da primeira versão lançada há mais de trinta anos, apresentam funcionalidades bastante robustas no que se refere à visualização gráfica de dados e cálculos elaborados que podem simular praticamente qualquer problema em Física que tenha solução analítica.

Além disso, com etapas simples, pode-se analisar conjuntos de dados obtidos experimentalmente com rotinas que podem ser facilmente automatizadas na própria interface do programa. A integração nativa do Excel com o Visual Basic for Applications (VBA) oferece inúmeras possibilidades de estabelecimento de conexão em tempo real com sistemas que realizam coletas de dados.

Um exemplo, tratado recorrentemente no Canal Oficiência é a integração com o Arduino. Isso, somado à automatização das operações que a interface possibilita estabelecer, viabiliza a análise imediata de dados experimentais ao longo da própria aquisição, algo que pode ser extremamente útil em um ambiente de experimentação, seja científico ou mesmo educacional.
Muito embora existam outras ferramentas comumente utilizadas para fins semelhantes de simulação ou processamento, como Phyton, Matlab, Origin e Fortran, entre outras, a simplicidade e, principalmente, a larga disponibilidade, o Microsoft Excel confere à ferramenta um diferencial que merece reconhecimento. Dessa forma, os vídeos apresentados no Canal visam guiar o interessado para que o mesmo seja capaz de dar os primeiros passos no que se refere à simulação, visualização e processamento de dados utilizando essa ferramenta.

Como exemplos, são utilizados problemas de física básica que podem, facilmente, serem migrados para as demais áreas.

Clique na imagem acima para conferir o Microsoft Excel para Cientistas, apresentado pelo docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Fernando Paiva, no Canal Oficiência – TV/USP-CEPOF.