6 de outubro de 2016

Concurso estimula criação de softwares com tecnologia de beacons

Até o dia 16 de outubro, alunos de graduação e pós-graduação de qualquer curso da USP podem se inscrever para participar do be an icon, cujo objetivo é promover o desenvolvimento de softwares, estimulando a criação de aplicações inovadoras, a partir do uso da tecnologia dos beacons: pequenos dispositivos que podem ser utilizados como sinalizadores de produtos, locais ou de artefatos – como peças de museus -, já que essa tecnologia emite curtos pacotes de dados bluetooth.

Promovido pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI)* e pela empresa Siena Idea, o concurso estimulará os vencedores a criar startups, com a finalidade de contribuir para o crescimento do uso da tecnologia dos beacons, no que hoje se chama “internet das coisas”, termo que se refere à agregação de dispositivos eletrônicos utilizados no cotidiano à internet. Os três melhores projetos serão premiados com hardware, visitação à empresas e valor monetário.

Os alunos interessados podem participar individualmente ou em equipes constituídas por até cinco estudantes.

Para se inscrever clique AQUI (confira o regulamento). Já o cronograma do be an icon pode ser acessado AQUI.

*Com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP), o CeMEAI é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (CEPIDS/FAPESP).