18 de dezembro de 2015

Concluída a construção de nova cabine de alta tensão do IFSC/USP

Há 31 anos, o servidor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) João Gazziro supervisionou a construção de uma cabine de medição de alta tensão (12.800 V) que seria responsável por manter em funcionamento os inúmeros equipamentos e máquinas das salas e laboratórios das edificações do Instituto (naquela época, ainda IFQSC/USP). Montou-se, portanto, uma estrutura moderna e eficiente que atendia a todas as normas técnicas e de segurança exigidas na época.

Apesar de possuir uma boa infraestrutura, e mesmo cumprindo o objetivo para o qual foi construída, viu-se a necessidade de modernização da cabine que, obviamente, carecia da atualização de alguns equipamentos para o cumprimento das novas normas criadas e estabelecidas durante os anos posteriores à sua construção. “Toda edificação que consome uma grande quantidade de energia, que é o caso das nossas, precisa de transformadores de alta tensão. A antiga estrutura tornou-se muito perigosa, especialmente para feitura da manutenção”, explica João Gazziro.

Tendo recebido um investimento de quase R$1,5 milhão*, nos últimos meses, foi construída uma nova cabine de alta tensão, projetada de tal forma que continuasse alimentando as edificações do Instituto (prédios dos departamentos e prédio dos laboratórios de ensino de física) e estivesse de acordo com as novas normas técnicas e de segurança exigidas atualmente. “Uma boa transmissão de energia elétrica para esses prédios do IFSC é essencial, já que muitos dos experimentos e estudos realizados aqui dependem do funcionamento ininterrupto das máquinas e equipamentos em geral”, explica Rodrigo Aparecido Porcatti, funcionário da Seção de Obras Civis, Manutenção Predial e Elétrica do IFSC.

Hoje, a nova cabine conta com transformadores individuais e é capaz de separar a “energia suja” (gerada para o funcionamento de condicionadores de ar, tornos etc.) da “energia limpa” (gerada para o funcionamento dos laboratórios de pesquisa e salas de aula). Ela também possui infraestrutura pronta para receber geradores de alta tensão e seu consumo pode ser medido a distância pela Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), graças à instalação de um sistema digital de medição. “Caso um transformador queime, com apenas uma manobra consigo energizar os barramentos do mesmo, derivando energia de outro transformador até que o danificado seja substituído”, explica Gazziro. “Atualmente, também consigo substituir um fusível de alta tensão sem desligar toda a cabine, algo que era impossível de ser feito na cabine anterior. O que temos hoje aqui é uma infraestrutura de última geração”, afirma.

Confira abaixo algumas imagens da nova cabine de medição de alta tensão do IFSC:

Nova_cabine_de_alta_tenso_2

Nova_cabine_de_alta_tenso_3